Lula: Governo deve ser indutor no combate às drogas

O governo não deve ser tutor, mas indutor das ações de combate ao uso de drogas, disse o presidente Lula, nesta quarta-feira (21), na cerimônia de abertura da 8ª Semana Nacional Antidrogas, no Palácio do Planalto, em B

"O governo tem que ser apenas o indutor, o animador, aquele que pode, pela estrutura do Estado, organizar as coisas, mas permitir que a sabedoria da sociedade flua com nitidez, limpidez para que a gente possa encontrar um solução", disse o presidente.

Segundo ele, o governo está aberto para receber críticas sobre as medidas adotadas na área. "Quando tiverem que fazer uma crítica à política de solução para a droga neste país, não se preocupem em fazer crítica ao que ainda não fizemos, mas ao criticar, por favor, participem, porque, individualmente, vocês são tão importantes quanto o presidente da República".

O cartunista Maurício de Souza participou da solenidade, além do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Felix, alunos da rede pública de ensino e outras autoridades governamentais.

Mônica contra as drogas

Com o tema Na Prevenção, Dividir Responsabilidade é Multiplicar Resultados, esta oitava edição da semana tem como foco a prevenção nas escolas, comunidades e ambientes de trabalho, com o objetivo de chegar ao ambiente familiar.

Um dos novos programas do governo na prevenção ao uso de drogas na escola é o Diga Sim à Vida, que consiste na distribuição de cartilhas com histórias e jogos da Turma da Mônica e um novo personagem, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. As cartilhas trazem mensagens sobre os males causados pelas drogas e serão distribuídas nas escolas públicas do país.

O Ministério da Educação, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Universidade de Brasília (UnB) vão capacitar cerca de 20 mil professores da rede pública de ensino, até o final do ano, para trabalharem o tema das drogas em sala de aula.

Na cerimônia foram entregues os prêmios aos vencedores dos concursos nacionais de cartazes, fotografia e jingle e os diplomas de Mérito pela Valorização da Vida, concedido pela Senad a pessoas e instituições que contribuíram com a implementação da política nacional sobre drogas.

O presidente do Conselho Nacional Antidrogas e chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, ministro Jorge Armando Felix, fez um balanço das realizações do governo na prevenção ao uso indevido de drogas e novos projetos de redução da demanda, coordenados pela Senad.

Também ele destacou a necessidade de compartilhamento de responsabilidade entre os 190 milhões de brasileiros e, entre eles, as instituições existentes no nosso país, envolvendo, sobretudo, a comunidade, no combate à droga, na recuperação dos drogados e no combate ao narcotráfico.
De Brasília

Márcia Xavier