Mercosul se reunirá em Caracas em julho

A entrada da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) se formalizará durante esta cúpula presidencial extraordinária que se realizará em 4 de julho em Caracas. A informação é da Chancelaria argentina.

Segundo o documento, os chanceleres do Mercosul resolveram a realização da cúpula no último domingo quando estavam reunidos em Buenos Aires, depois de concluir as negociações "para a incorporação plena da Venezuela ao bloco regional".

 

O texto agrega que na reunião de Caracas, da qual participarão os presidentes dos países do Mercosul e da Venezuela, será presidida pelo argentino Néstor Kirchner, já que Buenos Aires ocupa a Presidência semestral do bloco.

 

O comunicado da Chancelaria argentina diz que "os cinco países (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) confirmam deste modo seu compromisso com a consolidação do processo de integração da América do Sul no contexto da integração latino-americana. O processo contará com 75% do PIB do continente e incluirá 250 milhões de habitantes das nações que formam o bloco".

 

A chanceler do Paraguai, Leila Rachid, destacou que seu país não sairá do Mercosul "sob nenhum aspecto", por mais problemas que sofra o bloco comercial. Em uma entrevista publicada pelo jornal argentino La Nación, ela aponta que seu país só firmará acordo de livre comércio com "um país desenvolvido" que lhe conceda acesso a suas exportações agropecuárias e elimine subsídios a esse setor.

 

"Não vou firmar um acordo com países que por um lado me pedem liberdade de comércio para ingressar no meu mercado e como contrapartida, subvencionam suas produções", reafirmou.

 

Da Redação
Com agências.