Invasão americana no Iraque já causou a morte de 50 mil civis

Ao menos 50 mil civis morreram violentamente no Iraque desde março de 2003, quando os Estados Unidos invadiram o país e deram início a uma ocupação sangrenta e impopular. O número, divulgado neste domingo (25/06) pelo "Los

O jornal norte-americano se baseou em dados do necrotério de Bagdá, do Ministério da Saúde e de outras agências locais iraquianas. Além da maioria de civis vitimados pela guerra, há perdas também em membros das forças da segurança e rebeldes.

De acordo com a publicação, o número de mortos poderá ser ainda superior — uma vez que, durante o primeiro ano da invasão, houve "lapsos graves" nos registros. Responsáveis iraquianos afirmam que, em algumas regiões do país, a contagem de perdas é “grosseira”, com as estimativas sendo sempre alteradas por baixo. O cálculo é difícil sobretudo nas zonas com alto índice de violência, como a província oriental de Al-Anbar.

O Ministério da Saúde alerta que os números não incluem as três províncias semiautônomas do norte, porque os responsáveis curdos não fornecem essa informação a Bagdá. Uma visita ao necrotério da capital iraquiana confirma, segundo autoridades locais citadas pelo jornal, que a maioria das vítimas foram executadas — e muitas torturadas —, a julgar pelos sinais de mutilação, queimaduras, espancamento, estrangulamento e decapitação.

Nas estimativas forjadas pelo governo Bush, divulgava-se em 30 mil o número de mortos iraquianos desde a queda do ex-presidente Saddam Hussein. Pelo menos 2.520 soldados norte-americanos morreram também desde a sangrenta ocupação americana.