Secretário-executivo assume Ministério da Agricultura

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou o agrônomo Luís Carlos Guedes Pinto como novo ministro da Agricultura, substituindo o ex-ministro Roberto Rodrigues, que pediu demissão na terça-feira.

Ele tomará posse na próxima segunda-feira, às 15h. "Não haverá ruptura nos trabalhos do ministério", disse Genro. Segundo ele, Guedes Pinto está integrado à equipe do governo e é homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Guedes Pinto, atualmente secretário-executivo do ministério, é um técnico que, na avaliação do Planalto, tem competência e não causa problemas. Em todas as trocas de ministros que no fim de março saíram para disputar as eleições, Lula preferiu preencher as vagas com os secretários-executivos.

 Em 2003, Guedes Pinto ocupou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Defende a reforma agrária, mantém bom relacionamento com o Movimento dos Sem-Terra (MST) e com os ministros da área social, mas também tem ótimo trânsito com os titulares da equipe econômica. O novo ministro afirmou que pretende dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo ex-ministro Roberto Rodrigues nos últimos três anos e meio. Em entrevista logo após ser confirmado como substituto de Rodrigues, o novo ministro disse que "é desafio substituir Rodrigues".

Ele afirmou, ainda, que vai procurar avançar na consolidação dos projetos iniciados pelo ex-ministro, ao responder a uma pergunta referente ao pacote de medidas estruturais que estava sendo negociado ex-ministro Rodrigues com vários outros ministérios. Guedes Pinto comentou que a implantação do seguro rural é uma prioridade. Ele obteve o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de liberar os R$ 42,6 milhões que foram contingenciados pelo governo para o seguro rural. O novo ministro acrescentou que é uma orientação do presidente Lula aumentar o diálogo com o setor agrícola e lembrou que para isso o ex-ministro criou 27 Câmaras Setoriais.
Com agências