Brasil está otimista, apesar do impasse na Rodada de Doha

O Brasil mostrou otimismo neste sábado, apesar do impasse em que se encontram as negociações da OMC em Genebra, e a Índia garantiu que os países em desenvolvimento não irão renunciar às demandas para aumentar sua partici

O Brasil mostrou otimismo neste sábado, apesar do impasse em que se encontram as negociações da OMC em Genebra, e a Índia garantiu que os países em desenvolvimento não irão renunciar às demandas para aumentar sua participação no mercado mundial.

"Continuo otimista", afirmou o chanceler brasileiro, Celso Amorim, após um encontro de todos os grupos de países pobres e em desenvolvimento que participam das negociações da Rodada de Doha.

Após o ponto morto constatado nos dois últimos dias de reuniões, "julho será o mês crucial para a conclusão da rodada", lembrou Amorim, referindo-se ao prazo estabelecido pela organização para avançar nos principais pontos das negociações.

Para que haja avanços, o chanceler brasileiro reiterou que "a maior responsabilidade deve ser dos que têm mais coisas a oferecer", ou seja, os países ricos são os que devem fazer mais concessões no processo de liberalização, e não os países em desenvolvimento.

"Não nos rendemos, apesar de termos chegado à conclusão de que não há espaço para negociação", comentou em entrevista coletiva o ministro indiano do Comércio, Kamal Nath.

O Brasil lidera o G-20, grupo de países emergentes que pedem a liberalização do mercado agrícola mundial, integrado pela Índia.

Fonte: AFP