Inácio aposta na unidade e na mobilização rumo ao Senado

Muita expectativa e negociação política marcaram o último dia de definições das alianças e candidatos que disputarão as eleições no Ceará. O deputado Inácio Arruda(PCdoB) será candidato a senador e c

A sexta-feira foi marcada por grande expectativa em torno das últimas definições de alianças e candidatos que disputarão as eleições este ano no Ceará. Muita negociação política marcou este último dia para que os partidos realizassem suas convenções eleitorais. A definição mais esperada era sobre quem disputará o mandato de senador pela aliança formada em torno da candidatura ao Governo do Estado do ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes(PSB). Um dos últimos episódios foi a decisão do deputado federal e ex-Ministro das Comunicações, Eunício Oliveira(PMDB) de se candidatar a reeleição e abrir mão da disputa ao Senado. "Não vou atrapalhar um projeto de crescimento para o meu Estado. Em nome do PMDB, eu retiro a minha pré-candidatura ao Senado da República e coloco o meu nome para ser julgado mais uma vez como candidato a deputado federal “, afirmou o parlamentar. Com isto foi confirmada a candidatura do deputado federal Inácio Arruda(PCdoB) e as direções partidárias acentuaram as conversações que se estenderam noite adentro.
 
No início da noite Inácio Arruda concedeu entrevista coletiva na sede do Comitê Estadual do PCdoB onde falou sobre a decisão do deputado Eunício Oliveira, a campanha eleitoral e projetos para o Ceará. Para o parlamentar comunista a grandeza do PMDB e de seu presidente estadual, Eunício Oliveira, marcaram este momento de definições eleitorais, o que assegurará uma grande vitória do campo popular. Para Inácio “Eunício mostrou preocupação em construir um projeto para o estado do Ceará e não em questões particulares”. Arruda recordou que PMDB e PCdoB sempre foram aliados históricos, destacou que ainda era adolescente quando fez campanha em 1974 para eleger Mauro Benevides senador, numa campanha memorável que impôs grande derrota á ditadura militar. Lembrou ainda que os comunistas estiveram juntos com os peemedebistas nas campanhas eleitorais de 1982,1985 e 1986, além de diversas outras lutas que marcaram o resgate da democracia e da liberdade em nosso país. “Neste sentido acreditamos que estaremos mais uma vez juntos para eleger Cid Gomes para o Governo e um senador popular”, declarou o parlamentar do PCdoB.

Sobre a viabilização de sua candidatura Inácio Arruda destacou que foi um trabalho paciente da direção do PCdoB  junto aos demais partidos, mas foi fruto sobretudo da compreensão por parte do PMDB da necessidade de uma candidatura popular para representar o Ceará no Senado Federal. “Foi um gesto político de grande valor. Ainda temos questões a resolver, mas acredito que prevalecerá o espírito de unidade e o desejo de construir uma aliança vitoriosa”, afirmou Inácio.

Sobre a campanha eleitoral Inácio Arruda disse que pretende debater com os cearenses o papel do senador como defensor dos grandes interesses do Estado. Para ele “um senador deve debater com o conjunto da sociedade projetos estratégicos para o Ceará como a integração da Bacia do Rio São Francisco com outras bacias nordestinas, a concretização da Usina Siderúrgica, além de outros que ajudarão o estado a dar um salto no desenvolvimento e gerar grandes benefícios para a população”. Inácio confia na força da militância e numa grande mobilização social para vencer a disputa acirrada que se anuncia. “Não vai faltar empolgação e podem ficar certos que as forças que nos apóiam darão o melhor de si para obter uma vitória histórica nas próximas eleições”, concluiu o parlamentar do PCdoB.

De Fortaleza, Inácio Carvalho