Simão Almeida é o candidato a deputado estadual do PCdoB

A convenção do PCdoB na Paraíba definiu o nome de Simão almeida como candidato a Deputado Estadual. Nome histórico do partido no estado, Simão tem grande aceitação pela militância de todas as regiões,

Iniciou sua militância política na década de 60, quando participou do movimento estudantil secundarista e universitário em Campina Grande. Em 1968, faltando apenas seis meses para concluir o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba, Simão foi proibido definitivamente de estudar por força de Ato do Reitor Guilhardo Martins.

Durante o período da clandestinidade, sua então companheira, Ana Rita Almeida, grávida de oito meses, foi presa em Recife, tendo sua filha – Emília – nascida num hospital do Exército. Após a anistia, Simão retorna à Paraíba, em 1979, termina o curso de Engenharia Elétrica e passa a participar e organizar o movimento sindical do nosso Estado. Foi um dos fundadores e Presidente, por duas vezes, da Associação dos Funcionários da UFPB.

Simão Almeida sempre foi uma pessoa destacada e respeitada da esquerda paraibana, o que fez com ele fosse eleito Presidente do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e, por esta agremiação, foi eleito Deputado Estadual para a Legislatura de 1991/1995.

O mandato de Simão Almeida na Assembléia Legislativa da Paraíba se destacou com as denúncias da farsa dos 1.400 açudes do governo estadual, no combate as aposentadorias dos ex-Deputados estaduais e na luta contra o abuso das mensalidades escolares.

Dentre os projetos de Simão Almeida que se transformaram em Lei, destaca-se o da meia-entrada para os estudantes nos cinemas, casas de espetáculos culturais e esportivos; o que penaliza as empresas que discriminam as mulheres trabalhadoras – Lei da Cantada; o que abriu os arquivos do DOPS para a sociedade; o que criou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; e o que dispôs sobre a sinalização ecológica.

No processo eleitoral de 2004, Simão foi um dos coordenadores da campanha do candidato Ricardo Coutinho a Prefeito de João Pessoa. Quando este foi eleito, Simão foi nomeado para ser o Secretário de Governo e Articulação Política, quando desenvolveu um trabalho sério, elogiável pela sociedade, principalmente no que se refere à construção de uma convivência democrática entre a população e a Prefeitura Municipal da Capital. Exemplo disso, foram as plenárias populares ocorridas em diversos bairros, o Seminário em Defesa do Empreender/JP, o aniversário de Mangabeira, o Seminário “O Negro e o Poder Municipal: Aprendendo a Lidar com a Diferença”, as reuniões com entidades de classes, a Conferência Municipal da Cidade de João Pessoa, a inclusão da legislação municipal na internet, etc.