Calderón reclama vitória no México; Obrador pede revisão

O candidato conservador à Presidência do México, Felipe Calderón, reivindicou vitória nesta segunda-feira em uma eleição bastante disputada; Obrador pede "revisão de fundo".

Com quase 95% dos votos apurados através do Programa de Resultados Eleitorais Preliminares do Instituto Federal Eleitoral (PREP), "há um resultado que já é irreversível, que me coloca com mais de 400 mil votos na frente do candidato do PRD (Partido da Revolução Democrática, López Obrador)", disse Calderón.  Obrador disse que só acatará o resultado se "uma revisão a fundo" da apuração seja feita. Segundo ele, qualquer resultado será aceito, mas apenas se for comprovado que a eleição foi "livre" e "limpa", com a revisão de "ata por ata". "Qualquer candidato de qualquer partido tem o direito de revisar os documentos. Isso é o que vamos fazer", disse.

"De hoje até quarta-feira (quando sairão os resultados oficiais) teremos a oportunidade de obter todos os resultados, de revisar o processo detalhadamente", afirmou Obrador. Questionado se aceitaria a derrota, respondeu: "Sim, mas se tivermos uma prova que mostre o contrário, faremos ela ser válida". Obrador afirmou que "não houve eqüidade" no pleito realizado no domingo, porque "nos meios de comunicação foram vistas muito mais mensagens, muito mais dinheiro do candidato do PAN". Calderón disse que sua liderança na contagem dos votos era "irreversível". "O resultado me dá uma vitória muito clara, que não pode ser revertida", disse.  Obrador disse na noite de domingo que havia ganho a eleição com 500 mil votos de vantagem.

Política neoliberal

Na eleição parlamentar, o partido de Calderón deve se tornar o maior do Congresso, embora não tenha conquistado a maioria. As autoridades eleitorais mexicanas disseram na noite de domingo que não havia como declarar um vencedor e que seria necessária uma recontagem, mas Calderón insistiu que isso não precisaria mais ocorrer.

Partidários de López Obrador lembraram a eleição de 1988, quando a vitória do candidato de esquerda teria sido roubada, afirmando que a mesma coisa podia estar ocorrendo agora. Uma vitória de Calderón, do Partido de Ação Nacional (PAN), iria garantir a continuidade da política neoliberal do atual presidente, Vicente Fox, e a permanência do México como importante aliado dos Estados Unidos, rompendo com a tendência progressista que vinha dominando a América Latina.

Com agências