Falece candidato de esquerda à Presidência da Nicarágua

O candidato à presidência da Nicarágua pelo Movimento de Renovação Sandinista (MRS, de esquerda), Herty Lewites, morreu neste domingo após sofrer uma parada cardíaca em um hospital de Manágua.

O também ex-prefeito de Manágua, de 65 anos, faleceu às 15h, em um hospital da capital para onde foi levado de emergência, disse o porta-voz do MRS, Héctor Mairena. Lewites estava em terceiro lugar nas preferências de intenção de voto para as eleições de 5 de novembro próximo. Segundo a pesquisa, realizada pela agência CID-Gallup entre 16 e 23 de junho passado, o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, lidera as pesquisas com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar está o candidato da Aliança Liberal Nicaraguense (ALN), com 17.

No quarto lugar, aparece o candidato do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), José Rizo, com 11%. A quinta opção eleitoral representada por Edén Pastora, do movimento evangélico Alternativa para a Mudança, nem sequer aparece mencionada na sondagem. Segundo o resultado, nenhum dos candidatos ganharia as eleições gerais de 5 de novembro no primeiro turno porque para isso precisam contar com 35% dos votos válidos. A pesquisa ouviu 1.180 mil pessoas maiores de 16 anos e com uma margem de erro de 2,8%. A FSLN é o partido político de preferência entre os nicaraguenses, seguido do PLC.

 

Com agências