Versão indiana de Super-Homem lota cinemas e infla Bollywood

A versão de Superman de Bollywood vem se mostrando um rival à altura do filme norte-americano, com analistas de mercado estimando que a produção indiana registre um recorde de 15 milhões de dólares na primeira sema

Quase um terço da arrecadação do filme vem do exterior, a maior parte da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, onde a fábula de Bollywood é um programa favorito para os expatriados indianos. "O primeiro super-herói da Índia é um superhit", disse Taran Adarsh, um analista do mercado.

"É apenas a primeira semana. Muitos cinemas estão com os ingressos esgotados por dias", afirmou. "Krrish", que custou 10 milhões de dólares, foi considerado um filme caro nos padrões indianos. Conta a história de um homem com poderes especiais que, enquanto se apaixona, salva o mundo de um cientista maluco.

As crianças, principalmente, adoraram as habilidades do personagem em saltar de prédios altos em uma roupa de couro negra e uma máscara ao estilo de Batman. Autoridades da indústria cinematográfica dizem que o filme é um enorme sucesso porque o herói pode lutar contra vilões e salvar o mundo enquanto dança e canta — uma marca dos filmes indianos.

"O filme é uma mistura do que o público indiano adora — fantasia, aventura, romance e valores familiares", disse o crítico de cinema Deepa Gehlot. "Krrish" é uma sequência do sucesso de 2003 "Koi…Mil Gaya" (encontrei alguém), considerado o primeiro filme de ficção científica da Índia.

Lucros a granel
Com tantos caprichos, o primeiro super-herói de Bollywood está dando superlucros à prolífica indústria cinematográfica da Índia. "Krrish" veio coroar uma série de filmes não-convencionais que aumentaram a arrecadação das bilheterias indianas no primeiro semestre para cerca de 70 milhões de dólares — uma das melhores nos últimos anos, disseram fontes do setor nesta segunda-feira.

Com mais histórias incomuns previstas para chegar às telas ainda este ano, 2006 pode acabar sendo um ano de sonhos para o cinema indiano, que opera com margens de lucros pequenas e é conhecido por produzir mais fracassos do que sucessos.

"Krrish" é o campeão de bilheterias deste ano — arrecadou quase 15 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana em cartaz, um recorde para a Índia. A expectativa é de que, até o próximo fim de semana, ele terá arrecadado facilmente 1 bilhão de rúpias (22 milhões de dólares).

A seqüência de sucessos deste ano começou com "Rang De Basanti" (pinte-me da cor do açafrão). A história de cinco jovens egocêntricos e seu despertar para a vida é estrelada pelo recluso ator Aamir Khan. O filme arrecadou 500 milhões de rúpias, um valor considerável pelos padrões de Bollywood.

O filme seguinte do ator foi "Fanaa" (extinção), que trata da mudança de visão de um terrorista islâmico e tem um clímax anticonvencional. O filme já arrecadou 900 milhões de rúpias e ainda está em cartaz em muitos cinemas.

Outros sucessos mais moderados do ano incluem a comédia "Phir Hera Pheri" (trapaceado outra vez) e "Gângster". "Tudo indica que 2006 será um dos melhores anos de Bollywood nos últimos tempos", disse o analista de Bollywood Taran Adarsh.

Foi o ícone envelhecido das telas indianas Amitabh Bachchan quem ajudou a reverter o declínio de Bollywood, em 2005 — e o setor espera que ele possa garantir mais um ano bom para as bilheterias.

Os sucessos de Bachchan em 2005 arrecadaram quase 22 milhões de dólares, ajudando Bollywood a reduzir seus prejuízos para 1,35 bilhão de rúpias, sobre um investimento de 10 bilhões de rúpias.

Para Bachchan, de 63 anos, o ano não teve um começo muito promissor. Mas Bollywood nutre altas esperanças em relação a "Kabhi Alvida Na Kehna" (nunca diga adeus), um melodrama extraconjugal que tem lançamento previsto para este mês.

Também é ansiosamente aguardado o filme "Zamanat" (fiança), em que Bachchan representa um advogado cego.