TV demite repórter que se recusou a cobrir guerra do Iraque

Uma rede americana de TV demitiu um repórter que se recusou a cobrir a guerra do Iraque. Ele entrou na Justiça, ganhou a causa, mas discorda do valor da indenização fixado pelo tribunal.

Richard Gizbert, 48, trabalhava em Londres para a rede ABC. O correspondente alegou que a ABC colocou um fim no seu contrato de 11 anos após ele se recusar ir à guerra, onde estrangeiros, incluindo jornalistas, viraram alvo de seqüestros e assassinatos.

Ele foi informado nesta terça-feira (04/07) da decisão do tribunal, que fixou a indenização em US$ 180 mil. Mas o jornalista quer um valor bem maior, de US$ 3,7 milhões. Segundo Gizbert, essa seria a compensação justa pelas perdas com sua demissão "injusta e ilegal" em 2004.

O jornalista disse ter ficado "perplexo" com o valor pequeno da indenização fixada pelo tribunal. Mas não sabe ainda se vai recorrer.

No julgamento, a ABC argumentou que a demissão de Gizbert não teve relação com sua recusa de cobrir a guerra. A empresa justificou que o trabalho dele não era essencial para a emissora. A ABC disse que os repórteres que cobrem guerras ou lugares perigosos o fazem de forma voluntária.

Fonte: Folha Online