Governo quer redução de juros de bancos públicos

O governo pediu aos bancos estatais que reduzam os spreads e os juros como forma de incentivar ainda mais a expansão do crédito, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segudo o ministro, o setor financeiro ainda não repassou as quedas na taxa básica de juros, Selic, ao tomador final. Mantega teve reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidende do Banco Central, Henrique Meirelles, e os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além dos presidentes dos bancos estatais.

Durante o encontro, foi apresentado a Lula um balanço da situação do crédito do país. "A orientação do governo é sempre que se reduzam as taxas e juros ou spread", disse Mantega, lembrando que isso tem que ser feito de forma responsável para não comprometer a saúde financeira. O ministro defendeu ainda que a redução dos juros pelos bancos públicos é uma forma de pressionar os concorrentes privados a fazerem o mesmo. Segundo Mantega, não foram estabelecidas metas de queda de juros cobrados pelos bancos públicos.

Com agências