CPI dos Sanguessugas colhe depoimentos no Mato Grosso

Um grupo de seis parlamentares da CPI dos Sanguessugas vai colher na próxima segunda (10) e terça-feira (11), na Vara Criminal de Cuiabá (MT), os depoimentos de Maria da Penha Lino, Darci José Vedoin e Luís Antônio Trevisan Vedoin

Os depoimentos deveriam ocorre em Brasília, mas o juiz federal de Mato Grosso, Jéfferson Schneider, concedeu liminar a favor do empresário Darci Vedoin que alegou não poder se deslocar à capital devido problemas de saúde. Os três encontram-se presos em Cuiabá.

A ex-servidora do Ministério da Saúde Maria da Penha seria a responsável em agilizar os trâmites burocráticos visando a liberação rápida dos recursos das emendas dos parlamentares para a compra de ambulâncias superfaturadas.

O principal suspeito de ser o chefe da máfia, Darci Vedoin é proprietário da empresa Planam que vendia as ambulâncias para as prefeituras. Luiz Antônio Trevisan, filho de Darci, é suspeito de integrar o esquema.

Embora todos eles já tenham prestado depoimento para a Justiça Federal daquele Estado, a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que está no grupo que vai ao Mato Grosso, acredita que os depoimentos para a CPI serão importantes sobretudo para saber do envolvimento deles com os parlamentares acusados de participar do esquema.

Estarão em Cuiabá o presidente da CPI, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), o relator Amir Lando (PMDB-RO) e o vice-presidente Raul Jungmann (PPS-PE). Também compõem o grupo o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e o senador Sibá Machado (PT-AC).

De Brasília

Iram Alfaya