China e Coréia do Norte festejam 45 anos de relações diplomáticas

Uma delegação liderada pelo vice-primeiro-ministro chinês, Hui Liangyu, viajou hoje para Pyongyang, para a celebração do aniversário de 45 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre China e

Um dos membros da delegação é o representante chinês no diálogo multilateral sobre a questão nuclear na Península Coreana, Wu Dawei. De acordo com a chancelaria chinesa, a visita terá a duração de seis dias.

Solução diplomática

O ministro das Relações Exteriores chinês, Li Zhaoxing, conversou no domingo com representantes de Relações Exteriores de onze países-membros do Conselho de Segurança da ONU e da Coréia do Sul, após a troca de opiniões que já manteve com o chanceler russo no sábado passado, e pediu que buscassem uma solução diplomática.

Segundo o comunicado divulgado hoje pela agência China News, Li destacou que qualquer ação a ser tomada deveria favorecer a manutenção da paz e a estabilidade na região, além da unidade do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Sem sanções
A China se opõe à aplicação de sanções ao governo de Pyongyang e propõe uma resposta firme do principal órgão da ONU, por meio de "um comunicado que envie uma mensagem contundente", expressou o representante de Pequim no Conselho de Segurança, Wang Guangya.

Além disso, discorda do projeto de resolução apresentado na sexta-feira passada na ONU pelo Japão, que conta com o apoio dos regimes dos Estados Unidos, Reino Unido e França, e que exige que Pyongyang cesse imediatamente o desenvolvimento, testes e lançamento de mísseis, e cumpra a moratória unilateral assinada em 1999.