Mídia faz especulações sobre agressão de Zidane a italiano

A Fifa promete acabar com as especulações que envolvem a cabeçada que o francês Zinedine Zidane desferiu contra o italiano Marco Materazzi na final da Copa do Mundo, disputada no último domingo. Entre as versões de leitur

O empresário de Zidane, Alain Migliaccio, disse na segunda-feira que o jogador francês acertou a cabeçada no peito do zagueiro italiano Marco Materazzi, na final da Copa do Mundo, como reação a um comentário "muito grave" feito pelo adversário. A agressão lhe custou à expulsão, no segundo tempo da partida, que terminou 1 a 1 e acabou com vitória da Itália por 5 a 3 nos pênaltis.

"Ele afirmou que Materazzi tinha lhe dito algo muito grave, mas não me disse o que foi. Zinedine não quis falar disso, mas tudo será esclarecido na semana que vem", afirmou o agente, que conversou com o jogador apenas nesta segunda-feira, enquanto ele viajava para a França.

Migliaccio disse ainda que Zidane estava muito decepcionado e triste, e que não desejava encerrar a carreira daquela forma. Antes, havia marcado o gol da França, de pênalti, e se tornado o quarto homem – ao lado de Vavá, Pelé e Paul Breitner – a fazer gols em duas finais de Copa.

Segundo o empresário, o fato de Zidane ter passado a Copa inteira sem dar entrevistas pode ter provocado à reação impulsiva. "Ele é uma pessoa que não fala muito e prefere guardar as coisas. Um dia, acaba explodindo", explicou.

Enquanto isso, o grupo "SOS Racismo" pediu à Fifa que investigue o caso, pois tem informações "de fontes muito bem informadas no mundo do futebol" de que Materazzi chamou Zidane de "terrorista sujo". "Levando em conta que o Mundial teve como um de seus lemas a luta contra o racismo, pedimos à Fifa que esclareça a situação, e que as punições previstas pelo regulamento oficial sejam aplicadas", diz a entidade em comunicado oficial.

"Terrorista islâmico"

A agressão ocorreu pouco depois do início do segundo tempo do jogo final. A Itália acabou vencendo a Copa do Mundo após decisão por pênaltis. "A Fifa começará uma investigação disciplinaria sobre a conduta de Zidane, que permita esclarecer, o mais exatamente possível, as circunstâncias que cercam o incidente", le-se no comunicado.

Entre as versões de leitura labial para o que teria motivado a agressão de Zidane, estão uma ofensa de "terrorista islâmico" e xingamentos a irmã do francês, Lila Zidane. Materazzi nega a primeira hipótese, alegando ser "ignorante". O italiano revela apenas que fez ao adversário um “insulto dos que se escutam dezenas de vezes" dentro dos campos.

A Fifa também voltou a negar que um vídeo tenha sido usado para expulsar Zidane da partida, já que o juiz argentino Horacio Elizondo não viu a cabeçada. Segundo a entidade, o quarto árbitro, o espanhol Medina Cantalejo, flagrou o incidente e o comunicou através do ponto eletrônico. Mesmo com a agressão a Materazzi, o meia Zinedine Zidane ganhou a Bola de Ouro da Fifa como melhor jogador da Copa do Mundo.

TV Globo diz que Materazzi ofendeu

No último domingo, o programa 'Fantástico', da TV Globo, apresentou reportagem na qual especialistas em leitura labial interpretam o que Materazzi teria dito a Zidane. Após ter puxado a camisa de Zidane na final da Copa do Mundo, o italiano teria xingado a irmã do meia de "prostituta" por duas vezes e usado um palavrão, antes de ser atingido pela cabeçada do francês. Nesta terça-feira, no entanto, o jornal britânico "The Times", apresenta nova versão para as supostas palavras do italiano. E na versão dos britânicos, o zagueiro da Itália teria atacado a mãe de Zidane, filho de imigrantes argelinos.

O "Times" também consultou uma especialista em leitura labial que afirma que Materazzi teria falado "filho de uma p… terrorista". Segundo Jessica Reed, além da menção à mãe de Zidane, Materazzi teria terminado a ofensa com "Que se f…".

Materazzi nega ter usado a palavra terrorista, apesar de não ter revelado exatamente o que falou. Outro jornal britânico, "The Independent", afirma que o italiano xingou a irmã de Zidane.

Materazzi admite insulto

O zagueiro Marco Materazzi reconheceu que realmente insultou Zidane antes de ser agredido pelo astro. "Zinedine Zidane foi muito arrogante e o insultei", admitiu o italiano, que provocou o capitão francês, que respondeu com uma cabeçada em seu peito.

"Eu agarrei o uniforme dele durante alguns segundo apenas, ele virou para mim e disse com ironia, me olhou com tremenda arrogância, de cima a baixo: 'se você realmente quer minha camisa, te darei depois'. Respondi com um insulto, é verdade", contou Materazzi, segundo o jornal La Gazzetta dello Sport.

Questionado se a ofensa dizia respeito à irmã do craque francês, como afirmaram alguns meios de comunicação, Materazzi respondeu: "Um insulto desses que se ouvem dezenas de vezes e que geralmente nos escapam no gramado".

Zagueiro queria vingança

Irritado com a provocação do zagueiro Materazzi ao meia Zidane, o zagueiro Gallas, da França, que atua pelo Chelsea, pareceu disposto a vingar o seu colega de seleção durante a final da Copa do Mundo. Segundo o diário inglês "The Sun", Gallas teria ameaçado bater em Materazzi durante o jogo. "Vou bater na cara de Materazzi", teria afirmado o zagueiro aos seus companheiros de equipe. Entretanto, Gallas acabou não concretizando a sua ameaça.