China testa com sucesso novo motor de lançador espacial

A China testou com sucesso um novo motor de foguete de seu programa de viagens espaciais tripuladas e aterrissagens na Lua, afirmou a agência de notícias Xinhua, na segunda-feira.

Testes do motor movido a hidrogênio líquido e querosene foram um "completo sucesso", disse um porta-voz da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China à Xinhua. Com uma propulsão máxima de 120 toneladas, o novo motor é três vezes mais potente que os usados pelos foguetes chineses Longa Marcha.

O motor vai impulsionar um foguete de nova geração capaz de colocar pesados satélites e equipamentos de exploração da Lua em órbita, afirmaram especialistas da Xinhua. A agência não informou quando o novo foguete será colocado em operação.

Em 2003, a China se tornou o terceiro país do mundo, depois da União Soviética e Estados Unidos, a colocar um homem em órbita a bordo de seu próprio lançador. Em outubro, o país colocou dois astronautas em órbita e outro vôo tripulado está marcado para ocorrer em 2007.

A agência espacial chinesa revelou no mês passado que planeja a sua primeira caminhada na Lua em 2024, consolidando sua posição como nova potência espacial. A missão deve começar no próximo ano, quando a China lançar um satélite lunar em março ou abril para pesquisar a superfície da Lua, de acordo com informações reveladas por um jornal de Hong Kong.