Ministro cubano da Cultura vem ao Brasil para conferência

O ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, lidera a delegação da ilha que participará da 2ª Conferência de Intelectuais Africanos e da Diáspora (Ciad), informou nesta segunda-feira (10/07) a imprensa cubana. O encontro será reali

A delegação cubana — que viajou na tarde de segunda — é integrada ainda pela pesquisadora Natalia Bolívar, convidada especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo cineasta Rigoberto López. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e a ex-presidente do Parlamento da África do Sul, Frene Ginwala, dividirão a presidência da conferência.

Participam da solenidade de abertura o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan; o ex-presidente da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela; e o cantor Stevie Wonder. Também estarão presentes chefes de Estados da África e da Diáspora, além de aproximadamente 2.000 intelectuais e artistas de 43 países.

A conferência é um reflexo da importância dos intelectuais africanos e da diáspora para o desenvolvimento sociocultural e para o conhecimento mútuo entre seus países. A primeira edição da Ciad se realizou em 2004, na cidade de Dacar (Senegal). Na ocasião, foi decidido que a reunião subseqüente deveria ocorrer em um dos países da “diáspora”.

Os temas em discussão
Os  debates serão sobre a forte emigração do continente africano, sua cultura, história e movimentos sociais, entre outros temas. O encontro será visto "por vários governantes africanos e 10 prêmios Nobel de Literatura e da Paz", informou a Prensa Latina.

É promovido pela Unidade Africana (UA), em parceria com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Cultura (MinC), além da Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir).

A realização da 2ª conferência no Brasil, segunda maior população afro-descendente do mundo — a Nigéria ocupa a primeira posição —, mais precisamente na Bahia, que possui uma população de 85% de negros, é um marco histórico para o país.

Atrações culturais
Em meio a ela, será realizada, de 13 a 16 de julho, a Mostra de Cinema da África e da Diáspora, na qual serão exibidos alguns títulos representativos da recente produção da filmografia africana e da Diáspora, com temas ligados à reflexão sobre identidades sociais e culturais contemporâneas.

Como complemento ao evento oficial, será realizada a Ciad-Cultural, entre os dias 11 e 15 de julho. O propósito é contribuir para o fortalecimento do Renascimento Africano por meio do intercâmbio, do diálogo e da troca de experiências entre representantes de manifestações culturais de origem africana e da diáspora.

As atividades culturais vão contar com a participação de artistas e intelectuais de diversos países, com uma forte presença da cultura afro-brasileira. A programação da Ciad-Cultural incluirá o Fórum Social, mesas-redondas, exposições, noites culturais, visitas aos principais centros de criação da cultura afro-brasileira em Salvador, apresentações de grupos de cultura popular e show musical com artistas internacionais.

Da Redação, com agências e Ministério da Cultura