Segundo Tempo é exemplo da importância do Sistema CNC, SESC e SENAT

O deputado Agnelo Queiroz (PCdoB-DF), aproveitou a sessão solene em homenagem aos 60 anos do Sistema S – CNC, SESC e SENAT, ocorrido nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, para destacar a parceria dessas instituiç

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), também elogiou as instituições, destacando, "na pessoa da minha companheira Erlete, que está presente a esta sessão e tem feito grande trabalho no Acre, promovendo o desenvolvimento nas comunidades de difícil acesso do Acre e da Amazônia. Ela é uma grande mulher que presta trabalho nas comunidades mais pobres do nosso Acre e da nossa Amazônia", disse a parlamentar.

Para Agnelo Queiroz, "entre outros compromisso dessas instituições com o País — muito bem destacado nesta sessão — , em todo o campo da qualificação profissional, levando em conta os aspectos social e o econômico, quero destacar um projeto de inclusão social por meio do esporte".

O ex-ministro contou que teve bastante receptividade das instituições – SESC e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) – "quando expus a necessidade de fazermos uma parceria com instituições tão importantes, tendo por objetivo dar oportunidade a nossas crianças carentes, para que tivessem acesso a essa estrutura maravilhosa do SESC no Brasil —podendo estudar em um turno e, no outro, terem reforço escolar, esporte e alimentação, inclusive, com acesso à assistência médica e a treinamentos oferecidos pelos profissionais do próprio SESC".

Agnelo lembrou ainda que quando sugeriu a celebração de convênio entre o Ministério dos Esportes e o SESC para implantar o Programa Segundo Tempo, os dirigentes das instituições se propuseram a dar início ao programa imediatamente.

Exemplo concreto

O parlamentar comunista disse que usava esse exemplo "para mostrar o compromisso social do CNC, SESC e SENAC, com a nossa população, mostrar a parceria com o governo, como fica barato, mas com repercussão social extraordinária para as nossas crianças, porque estamos tirando da rua, da droga, da violência e de todos os perigos", destacou, acrescentando o programa representa "esperança para milhares de crianças no Brasil".

O Programa Segundo Tempo foi lembrando pelo deputado como "um exemplo concreto, que mostra a grandeza de todas as iniciativas, durante esses 60 anos de contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Durante esse período todo, 45 milhões de pessoas passaram pelo sistema, e por isso, devemos homenagear, valorizar, prestigiar quem de fato dá esse retorno social".

Eventos paralelos

A sessão solene pelas seis décadas do Sistema S reuniu representantes das três entidades, parlamentares e o público. Após pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a sessão especial foi presidida pelo deputado Paulo Delgado (PT-MG), autor do requerimento para a homenagem.

Eventos paralelos sobre a história das instituições do comércio e amostras de projetos complementam a homenagem. Houve exposição de publicações do SESC e do SENAC no Salão Mário Covas, e ainda exibição de vídeo sobre as entidades, no Espaço do Servidor, ao longo do dia.

Uma unidade do OdontoSESC realizou atendimentos no estacionamento do prédio, enquanto outras duas, do Projeto Passaporte para a Saúde e de Alimentação, também estarão à disposição do público. A mostra "Pós-Impressionismo e as Origens da Pintura Moderna", do projeto nacional ArteSESC, estará em cartaz.

À tarde, no Senado, haverá moção honrosa, com a presença dos representantes das instituições. No final da tarde, na rampa de acesso à Câmara, será a vez de apresentação do Projeto Minas ao Luar, que levará tradicionais seresteiros ao local.

O SESC desenvolve em 2006 diversas ações em todos os estados, em comemoração aos 60 anos – a data é 13 de setembro. O SENAC chegou aos 60 anos em janeiro; e a CNC, em 2005.

De Brasília

Márcia Xavier