Começa contagem regressiva para o Pan 2007 no Rio

Um espetáculo com a cantora Fernanda Abreu, dois acrobatas do Circo das Artes e 115 bailarinos do grupo de dança Deanima, dos quais cem são crianças que participam de projeto social, marcaram a solenidade do evento comemorativo 'Um Ano para os XV Jogos

O evento, que dá início a contagem regressiva de um ano para a abertura do Pan, que deverá realizar-se 13 a 29 de julho de 2007, no Rio de Janeiro, reuniu o presidente Lula, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr e autoridades estaduais e municipais, além do presidente do Comitê Olímpico Brasiliero (COB), Carlos Arthur Nuzman.


O objetivo do evento é envolver não só os moradores do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil, no clima de preparação dos Jogos Pan-americanos.


O presidente Lula chegou ao Forte de Copacabana, local do evento, com uma hora de atraso. O presidente posou para foto oficial com a mascote dos jogos Pan-americanos, que será um sol estilizado. E disse que os jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro vão abrir portas para outros eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


Lula afirmou que “queremos provar que o Brasil pode fazer igual ou melhor do que qualquer país desenvolvido já fez”. Ele pediu que se passe “uma lupa” para verificar o que falta para o Panamericano que se realizará daqui a um ano.


De acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., além de fortalecer os laços de solidariedade e cooperação entre as nações, os Jogos Pan-americanos trazem consigo uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Todas as obras de infra-estrutura que estão sendo feitas na cidade do Rio de Janeiro ficarão como um importante legado para o nosso país, colocando o Brasil definitivamente na rota dos grandes eventos esportivos internacionais”, destaca.


A escolha do nome do mascote  ocorrerá por meio de votação popular, pela internet e em urnas nas ruas do Rio. Os votos serão computados durante duas semanas, e o resultado sai na primeira semana de agosto.Três nomes serão apresentados como opções para o mascote.



Repasses federais


Os repasses do governo federal, que mobiliza praticamente todos os ministérios na promoção do evento, já alcançam 50% do total que deverá ser gasto na preparação do Pan – R$1,3 bilhão destinados para estrutura, equipamentos, qualificação de pessoal, segurança e espaços de competição dos jogos do Pan. Isso representa uma ampliação significativa em comparação aos 17% do total de investimentos previstos inicialmente.


Conforme os organizadores, mais de 5.500 atletas de 42 países competirão em 55 modalidades, divididas em 34 esportes. A cidade do Rio de Janeiro continuará mobilizada em torno dos jogos até o mês de agosto de 2007, quando acontecem os Jogos Parapan-americanos. O evento, que será realizado pela primeira vez com a mesma estrutura e consecutivamente aos jogos Pan-americanos, deve abrigar 1,3 mil para-atletas, acompanhados de 700 membros de delegações, que disputarão provas em 12 modalidades esportivas.


Fonte: Ministério do Esporte