Datafolha São Paulo: Serra cai mais 4 pontos

O ex-prefeito de São Paulo José Serra perdeu mais 4 pontos desde maio na disputa para governador de São Paulo, segundo os dados do instituto Datafolha divulgados no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (20). Na pesquisa anterior, o candida

Na pesquisa de maio o candidato tucano tinha 52%, e na de abril 59%. O último levantamento foi feito uma semana após a nova onda de ataques contra agentes de segurança em São Paulo. A avaliação do governador Cláudio Lembo, do PFL, caíu 9 pontos depois do novo colapso na segurança pública do estado.



O Datafolha indica que Aloizio Mercadante, candidato do PT-PCdoB, permanece na segunda colocação, com os mesmos 15% de maio (em abril tinha 14%). O ex-governador Orestes Quércia (PMDB), oscilou positivamente de 9% para 11%, depois de figurar com 12% em abril, e está em empate técnico com Mercadante, no limite da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O empate, porém, é estatisticamente improvável. Em quarto lugar, com 2%, está Carlos Apolinário (PDT).



Conforme o Datafolha, Serra perdeu 8 pontos (de 58% para 50%) entre os eleitores com nível de escolaridade superior. Recuou também 5 pontos na faixa com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 700), passando de 51% para 46%. A maior queda do tucano foi entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos: caiu 11 pontos, de 65% para 54% das intenções de voto. Ele também oscilou para baixo, 2 pontos, entre os eleitores da capital paulista: tinha 45% em maio, passou agora para 43%, 5 pontos abaixo de sua média no estado.



O Datafolha ouviu 1.910 eleitores em 56 cidades, nos dias 17 e 18 de julho. A mesma pesquisa apontou, nacionalmente, Lula (PT-PCdoB-PRB) com 44% das intenções de voto para presidente, Geraldo Alckmin (PSDB-PFL) com 28% e Heloísa Helena (PSOL-PSTU-PCB) com 10%.



O atual senador Eduardo Suplicy (PT) aparece no Datafolha com 37% das intenções de voto para a cadeira paulista no Senado que estará em disputa. O segundo colocado, Guilherme Afif (PFL) tem 4% das intenções de voto, Dr. Cury (PHS) obtém 3% e João Resende (PAN) 2%. Os indecisos quanto ao voto para o Senado somaram 28%, e os que votariam em branco ou anulariam o voto 17%. Entre oe que têm candidato ao Senado, Suplicy tem uma preferência de 64%, no caso dos eleitores de Serra, e 65%, entre os eleitores de Quércia.


 


O relatório do Datafolha sobre São Paulo pode ser consultado em http://datafolha.folha.uol.com.br/po/intvoto_gov_sp_19072006.shtml 



Com Folha de S.
Paulo e Datafolha