Britânicos protestam contra agresão de Israel ao Líbano

A agressão israelense, que já causou a morte de mais de 360 pessoas e deixou 700 mil desabrigadas, começou no último dia 12 Milhares de pessoas saíram, neste sábado (22/7), às ruas de 11 cidades do Reino Unido para protestar contra os ataques israelenses

Os protestos ocorreram em Londres e em outras grandes cidades britânicas, como Birmingham, Edimburgo, Glasgow e Manchester. As manifestações foram convocadas pela coalizão Stop the War e pela Associação de Muçulmanos do Reino Unido.


Em Londres, cerca de 25 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da manifestação, que partiu da avenida Whitehall, local onde estão concentradas muitas embaixadas. Ao passar pela embaixada americana, protegida por 50 policiais, alguns manifestantes lançaram garrafas e gritaram: “George Bush, terrorista” e “Abaixo os EUA”.


O protesto foi liderado, entre outros, pelo escritor britânico de origem paquistanesa Tariq Ali e pelo deputado George Galloway, expulso das fileiras trabalhistas por criticar o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e por lutar pela retirada do Reino Unido da ocupação ilegal do Iraque.


Os participantes da manifestação gritaram slogans como “Paz para o Líbano” e levaram bandeiras desse país, enquanto outros gritavam o nome do Hezbolá, grupo guerrilheiro baseado no sul do Líbano, e tremulavam a bandeira da milícia libanesa.