Balança comercial russo-venezuelana cresce mais de 500%

A balança comercial entre a Rússia e a Venezuela obteve um crescimento de mais de 500% nos últimos anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24/7) pelo embaixador venezuelano Alexis Navarro.

“O incremento foi muito positivo, não só em questões comerciais, mas também militares e energéticas, pois há três anos a balança era, curiosamente, favorável em US$ 60 milhões para a Venezuela”, comentou o embaixador da Venezuela na Rússia.



Atualmente, existem 37 convênios e 11 cartas de intenção firmadas entre os dois países. O presidente Hugo Chávez chega à Rússia na próxima quarta-feira, com a expectativa de aumentar esse número, segundo Navarro.



Segundo o embaixador, os ataques de Israel aos povos do Líbano e da Palestina será um dos temas da conversa entre Chávez e o presidente russo, Vladimir Putin. A cooperação da Rússia em assuntos relativos a gás e petróleo também será colocada em pauta. “Não há ninguém no mundo que maneje com mais eficiência o transporte do petróleo e do gás como os russos”, explicou o embaixador venezuelano.



Navarro disse ainda que, entre os russos, a Venezuela tem se reafirmado como uma nação pacífica e que busca a paz dos povos. “Esperamos que com essa visita possamos reforçar essa grande necessidade de paz que existe em escala mundial”, afirmou.