Chávez chega à Rússia e faz apelo pela paz mundial

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou na noite desta terça-feira à Rússia, para uma visita de três dias ao país. Ele desembarcou na cidade de Volgogrado (antiga Stalingrado, hoje com esse nome por estar às margens do Rio Volga) e, diante da estát

“Faço uma reflexão diante desse monumento. Estamos recordando os dois milhões de soldados, homens e mulheres do povo que derramaram seu sangue em todas as regiões da União Soviética para defender os valores da pátria, da liberdade e da soberania deste território”, afirmou o presidente venezuelano.



Para Chávez, é importante que os principais líderes mundiais não permitam que a pretensão imperialista norte-americana faça surgir um novo conflito, como o que ocorre há 15 dias no Líbano. “Povos como a Rússia e a Venezuela podem fazer muito para evitar que o mundo veja novas tragédias e busque o caminho da vida”, defendeu.



Pátria-mãe



A estátua da Pátria-mãe foi construída entre os anos de 1959 e 1967. Trata-se de um verdadeiro colosso, com 81 metros de altura de sua base até a ponta da espada e quase oito toneladas.



Ela está localizada na Colina de Mamaiev, local onde existe um memorial em homenagem à vitória russa sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Para muitos especialistas em arte, a estátua é uma das mais importantes e belas obras já criadas pelo homem.



Encontro com Putin



Nesta quarta-feira, Chávez irá para Moscou, onde se encontrará com o presidente russo Vladmir Putin. Em sua quinta visita ao país, o líder venezuelano reforçará os acordos e convênios existentes entre as duas nações, e também tratará da compra de armamentos e aviões russos.