Com criatividade, resistência civil prossegue no México

A resistência civil em apoio à candidatura do progressista López Obrador segue a todo vapor no México. Além de respeitar o pedido de manifestações pacíficas feito pela coligação ''Pelo Bem de Todos'', um novo elemento foi incorporado à campanha: a criativ

Cerca de 200 pessoas do grupo Resistência Criativa dirigiram-se a um supermercado da cadeia norte-americana Wal-Mart. Dentro da loja, os manifestantes, liderados pela atriz Jerusa Rodriguez, encheram centenas de carrinhos com produtos de empresas que financiaram a candidatura do governista Felipe Calderón. No entanto, ao invés de comprá-los, o grupo aproveitou a ocasião para fazer um protesto e tentar conscientizar os outros clientes sobre o que está acontecendo de fato no país.



O local escolhido para a manifestação também não foi por acaso. O Wal-Mart, por meio de seu acionista Jerónimo Arango, foi um dos principais financiadores da campanha de Calderón.



Aos gritos de ''voto por voto, urna por urna'', os manifestações posicionaram-se em frente aos caixas do supermercado e explicaram por que Obrador exige que seja feita a recontagem dos votos da eleição presidencial, ocorrida em 2 de julho.



Terceira assembléia informativa



Os manifestantes aproveitaram a ocasião para relembrar a todos que está marcada para o próximo domingo a terceira assembléia informativa, convocada por Obrador, novamente na Praça do Zócalo.



Muitos dos clientes do supermercado – e inclusive alguns de seus funcionários – mostraram-se partidários do movimento. Mesmo com a presença da polícia, o protesto prosseguiu por cerca de uma hora e meia, sem nenhum tipo de conflito.



Outras manifestações



Enquanto o grupo Resistência Criativa protestava no Wal-Mart, duas outras manifestações aconteciam na capital mexicana. Na primeira, cerca de 80 pessoas posicionaram-se em frente à Televisa, devido ao posicionamento amplamente favorável da emissora de TV em relação ao candidato governista. Por sua vez, representantes estudantis se dirigiram ao comitê de campanha de Obrador, com a finalidade de alçar o candidato à condição de líder de um grande protesto que será organizado das principais universidades mexicanas.



Leia mais: Para Obrador, eleição mexicana teve ''fraude à antiga''