Conferência Regional das Américas discute plano de ação contra racismo

Prossegue nesta quinta-feira (27), em Brasília, a Conferência Regional das Américas, que discute o plano de ação contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e as intolerâncias correlatas. O encontro, que vai até sexta-feira (28), reúne represent

Na opinião da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, a Conferência das Américas proporcionará um importante momento de avaliação e levantamento sobre os desafios a serem enfrentados em todas as esferas da luta contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias.


 


Para o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, André Lázaro, a escola pública brasileira não pode reproduzir nenhuma forma de preconceito. “O MEC aposta, com muita convicção, na importância do encontro. O objetivo é que os desdobramentos da conferência alcancem todos os níveis e sistemas de ensino”, afirmou Lázaro.


 


O cantor e presidente da TV da Gente, a primeira voltada para os temas da raça negra, Netinho de Paula, destacou a importãncia da troca de experiências de situações de racismo vividas em outros países e fatos ocorridos no Brasil. “A troca de experiência é muito importante, pois o mundo caminha para a união. O movimento negro aprendeu: não queremos tudo pra gente, queremos compartilhar as situações”, observou o cantor.


 


O evento é organizado pelos governos do Brasil e do Chile, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas.


 


Fonte: MEC