Itamar apóia Alckmin, de olho em Aécio 2010
O ex-presidente Itamar Franco, oficializou nesta quinta-feira (27) o seu apoio ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB-PFL), em coletiva no seu apartamento de Belo Horizonte, depois de se reunir com Alckmin e o também tucano governador Aécio Neves. O ex-p
Publicado 27/07/2006 17:28
“Decidi este apoio não só diante das qualidades do nosso candidato, mas dentro do esquema que vai mais a frente. Minas precisa estar alerta nesta eleição”, disse o ex-presidente, que assumiu em 1992 após o impeachment de Fernando Collor, de quem foi o vice em 1989.
Alckmin não fala de 2010
Itamar lembrou que foi o primeiro governador não-petista a apoiar Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Agora, porém, acusou Lula de ter virado “um feixe de palha que qualquer vento leva” e de uma “postura não-ética”. “Ele que era antigamente um militante, hoje é um homem arrogante”, atacou ainda.
Alckmin agradeceu o apoio mas não entrou na dividida de 2010. “Cada coisa vem ao seu tempo. O meu primeiro compromisso é fazer um bom governo em quatro anos”, comentou.
Divisões no itamarismo
Para selar a aliança, o ex-ministro Henrique Hargreaves assumirá a coordenação da campanha Alckmin em Minas Gerais. Hargreaves é visto como o mais próximo colaborador de Itamar, a quem tem acompanhado em sua trajetória cheia de reviravoltas às vezes inesperadas.
Segundo informações não confirmadas mas citadas na imprensa mineira, o grupo de apoiadores de Itamar estaria dividido no movimento anunciado hoje. O deputado federal Marcello Siqueira, assim como Hargreaves, defendiam o apoio a Alckmin. Já o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, era favorável a apoiar Lula.
Com agências