Lula tende a não ir a debates na TV no 1º turno

A mídia passou a veicular que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  não participará de debates na TV durante o primeiro turno desta campanha eleitoral. Esta ''tendência'' foi adiantada nesta terça-feira (25) pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil

Nas duas eleições presidenciais que disputou, em 1994 e 1998, FHC não participou de debates. Já Lula compareceu aos debates nos quatro primeiros turnos e nos dois segundos turnos que disputo, em 1989, 1994, 1998 e 2002. Na eleição de 2002, mesmo sendo o favorito, Lula compareceu, embora negociando um número limitado de debates.



O raciocínio do comando da campanha pela reeleição, segundo o noticiário, é que a sua presença levaria os demais presidenciáveis a concentrar seus ataques contra ele. No formato negociado para o debate na TV Globo participariam também Geraldo Alckmin (PSDB-PFL), Heloísa Helena (PSOL-PSTU-PCB) e Cristovam Buarque (PDT).



A Globo promete mostrar uma cadeira vazia no estúdio, para indicar as eventuais ausências. Mas isso, segundo se avalia, causaria prejuízo eleitoral menor que um ataque conjugado de três contra um. Sem Lula, avalia o comando pela reeleição, Alckmin e Heloísa se veriam num dilema: ou estabeleceriam um pacto de não-agressão, que seria mal-visto, em especial pelo eleitorado da senadora, ou se atacariam entre si, correndo o risco de tirar votos um do outro.


 


A Rede Globo planeja para 28 de setembro o seu debate entre presidenciáveis. Antes disso, em 14 de agosto, está marcado um debate promovido pela Rede Bandeirantes.



Com agências