Brasil espera que Peru mantenha apoio ao Brasil na ONU

O governo brasileiro espera que o novo presidente do Peru, Alan García, que toma posse hoje em Lima, siga a posição que vinha sendo adotada pelo presidente peruano, Alejandro Toledo, de continuar apoiando a candidatura brasileira a um assento permanente n

Alan García já afirmou que vai continuar apoiando o Brasil nesta questão. Ele fez a reiteração pessoalmente a Lula, na sua última viagem ao Brasil, já como presidente eleito, depois da vitória no 2° turno das eleições peruanas,


 


“Nesse particular, eu diria, que nós vamos ter mais do que continuidade da relação de política bilateral. Nós vamos ter um aprofundamento dessa relação”, disse Marco Aurélio Garcia.


 


Segundo o assessor especial da Presidência da República,  o governo brasileiro vê com otimismo a posse de Alan García, para dar continuidade às boas relações que os dois países tiveram nos últimos anos, durante o governo do presidente Alejandro Toledo.


 


“No governo Toledo houve um relacionamento muito bom, uma aproximação muito boa. Nós tivemos uma participação decisiva numa obra de caráter estratégico que a é a rodovia interoceânica, que é um marco importante”, disse Marco Aurélio.


 


Primeira obra na fronteira comum


 


De acordo com o Itamaraty, o aprofundamento do desenvolvimento do processo de integração bilateral e regional entre Brasil e Peru já deu um grande passo com a inauguração da ponte internacional que liga a cidade brasileira de Assis Brasil, no Acre, à cidade de Iñapri, no Peru. Esta foi a primeira integração física entre os dois países, embora estes partilhem 1.560 quilômnetros de fronteira. “A partir dessa ponte está sendo construída a estrada, interoceânica, que vai ligar o Acre aos portos do sul do Peru”, afirmou o governador do Acre, Jorge Viana.


 


A expectativa é de que os primeiros trechos de asfalto comecem a surgir em pouco tempo. “Como o presidente Alan García, sempre teve compromisso com essa integração, eu acho que ele ai dar continuidade ao trabalho na interoceânica, ou na estrada do pacifico iniciado pelo presidente Alejandro Toledo”, ressaltou o governador do Acre.


 


Com informações


da Agência Brasil