Garotinho e Carlos Lessa aderem a Heloísa Helena

O ex-governador do Rio de Janeiro e ex-presidenciável do PMDB Anthony Garotinho disse em comício nesta quinta-feira (27) que votará em Haloísa Helena para presidente, revendo a posição anterior de voto nulo. Já o economista Carlos Lessa, ex-presidente do

A inversão foi registrada na pesquisa do Ibope divulgada na terça-feira (25): no Rio  a candidata do Psol tem 19% e Alckmin 17% (Lula tem 39%). Para o governo do estado, Alckmin tem dois palanques, mas ambos somam 10% das intenções de voto: a deputada Denise Frossard, do PPS, aparece com 8% e Eduardo Paes, do PSDB, com 2%.



O peemedebista Sérgio Cabral, apoiado pelos Garotinho, encabeça a pesquisa com 39%, seguido por Marcelo Crivela, do PRB e pró-Lula, com 17%. O Psol tem dificuldades com seu candidato a governador, Milton Temer, que registra 1% no Ibope. A intenção de atingir o coeficiente eleitoral para deputado federal, reeleger Chico Alencar e eleger Babá (que transferiu seu domicílio eleitoral) ainda é uma incógnita. Mas o voto em Heloísa presidente virou moda, especialmente na faixa de renda mais elevada.


 


Aliança gerida por FHC fracassou



Garotinho reviu seu voto depois de dias de indefinição, após a implosão de sua tentativa de candidatura presidencial pelo PMDB. Há uma semana, segundo o jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, ele teria declarado que “meu coração manda eu votar na Heloísa Helena, mas como sei que o Psol é complicado, vou votar mesmo é nulo”.



Ao mesmo tempo, fracassava um movimento de assédio tendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como articulador e visando trazer Garotinho para a campanha de Alckmin. O prefeito do Rio, Cesar Maia, do PFL, conseguiu impedir a aliança.



A posição atual do ex-governador foi explicada por um assessor, Carlos Rayel, como fruto de “pressões das bases”. Garotinho, porém, não pedirá votos para a senadora.



O manifesto de Lessa



Já Carlos Lessa, que deixou o BNDES em 2004 sob fogo ortodoxo, elogiando Lula, chegou a HH por outras vias. No início do mês deixou o PMDB, após 40 anos de filiação. Seu último desempenho como peemedebista foi elaborar uma proposta de plataforma econômica, em cuja equipe estava César Benjamin, o vice de Heloísa.



Conforme o jornalista Sebastião Nery, da Tribuna da Imprensa, um trecho do manifesto agora encabeçado por Lessa diz: “A trajetória de Heloisa nos comove. Sua campanha nos reanima. Permite que reencontremos valores que desapareceram da política brasileira”.



Com agências