Governo quer reajustar em 5% aposentadoria de quem ganha acima do mínimo

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse, nesta segunda-feira (31) que o governo gostaria de dar aumento de 5% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo, “e fará tudo para que isso se configure”. A Medida Provisória que rea

“Olhamos para esta medida provisória com essa ótica, que é a de dar aos aposentados o aumento que eles merecem e que, ao mesmo tempo, garanta estabilidade para as contas públicas”, disse Dilma. A ministra deu entrevista após participar, com o presidente Lula e o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, de reunião com produtores e processadores de biodiesel.
 
Dilma cobrou da oposição “seriedade e compromisso com a governabilidade do País”. Segundo ela, o governo está “estudando” como será feita a votação da MP. “Nossa responsabilidade é com o País e com os aposentados”, afirmou a ministra, descartando a hipótese, defendida pela oposição, de reajuste de 16,67% dado ao salário mínimo também para os aposentados que ganham benefícios acima do mínimo.
 
“Dependendo da situação, a nossa responsabilidade com o País pode levar a um prejuízo aos aposentados”, afirmou, numa referência à possibilidade de veto presidencial caso a MP seja aprovada como quer a oposição, já que a medida contraria a disponibilidade orçamentária. A não-aprovação da MP pelo Congresso, nos termos negociados entre o governo e as categorias – de 5% – também prejudica os aposentados.


 


Com Agência Estado