Peru: Para Humala, discurso de posse de García foi uma fraude

O líder do Partido Nacionalista Peruano (PNP) coronel Ollanta Humala afirmou neste domingo (30/7) que o discurso de posse do novo presidente do país, Alan Garcia, foi uma fraude.

Humala concorreu à presidência do Peru contra Garcia, que assumiu pela segunda vez o cargo na última sexta-feira – ele já havia sido presidente entre 1985-90.



Em uma rápida coletiva de imprensa, Humala disse que o novo presidente deve ter se esquecido de todas as promessas realizadas ao longo da campanha eleitoral. “Como ele pode trair tão rapidamente o povo peruano? Como ele pode esquecer tão rapidamente suas promessas?”, questionou.



Fortalecimento



“Esse discurso nos reafirma como a principal força da oposição”, disse o coronel, prometendo exercer, ao lado dos membros do PNP, uma constante fiscalização dos atos do novo governo.



Humala destacou também algumas perigosas semelhanças entre o discurso de posse de Garcia e seus antecessores, Alberto Fujimori e Alejandro Toledo, de quem recebeu o cargo de presidente. “Prova disso é que ele não falou absolutamente nada a respeito de temas como o combate à corrupção”, lembrou.



Leia também: Garcia toma posse do Peru após aceitar acordo com os EUA