TSE defende valor do voto na campanha Vota Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, nesta segunda-feira (31) a campanha “Vota Brasil”, para prestar esclarecimentos sobre as eleições de outubro. Com o slogan Pense e vote – o Brasil está nas suas mãos, a campanha defende o valor do voto para o

A campanha será veiculada nas emissoras de rádio e TV, de acordo com a legislação, que permite ao TSE requisitar, até dez minutos diários, contínuos ou não, para divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.


 


O tom da campanha, composta por 32 filmes e 32 spots de rádio, é incisivo, e pretende despertar no eleitor a importância do voto como um ato de decisão. E vai esclarecer mais uma vez o funcionamento da urna eletrônica.


 


“Dias melhores dependem da conscientização do eleitor”, alerta o presidente do TSE, acrescentando que “a palavra está com o eleitor”.


 


O comparecimento às urnas não deve ser entendido como simples ato formal, na visão do ministro Marco Aurélio, mas, sim, como momento decisivo para a sociedade. “O eleitor tem de decidir se vai empunhar a bandeira do faz-de-conta, fazendo de conta que está exercendo um direito, ou a bandeira da representação”, conclui o presidente do TSE.


 


A campanha será veiculada, diariamente, nas emissoras de rádio e de TV aberta de todo o país, das 21 horas desta segunda-feira, até o dia das eleições – 1o de outubro. Além disso, pela primeira vez, também será exibida no exterior, em canais brasileiros de TV por assinatura.


 


Inspiração & criação


 


Uma pesquisa de opinião, realizada em cinco capitais no início deste ano, foi o ponto de partida do Vota Brasil 2006. A campanha institucional foi desenvolvida pela TV Cultura, de São Paulo, e contou, também, com a participação dos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, que se reuniram com a equipe de criação no TSE, em Brasília, no final de junho.


 


A campanha inspirou-se no discurso de posse do presidente do TSE, proferido em maio deste ano. No discurso, o ministro observou que “é de analfabetos políticos que se alimentam os autoritarismos” e destacou o poder revolucionário do voto, o qual os candidatos aprenderão a respeitar “se não puderem honrá-lo de espontânea vontade”. O ministro também combateu a inércia e ressaltou que o ato de votar é a única forma pela qual “o eleitor responderá às exigências do momento, ficando credenciado, em passo seguinte, à cobrança”.


 


O material produzido será veiculado em duas etapas. Na primeira, o foco será a mobilização do eleitor; na segunda, o esclarecimento das dúvidas mais recorrentes sobre o processo de votação, como documentação a ser apresentada e justificativa de ausência de voto.


 


A campanha Vota Brasil 2006 foi dirigida pelo publicitário Neil Ferreira, de São Paulo, que também assinou a campanha de 2004 e a do referendo do desarmamento no ano passado. Neil Ferreira é autor de campanhas premiadas, como a que criou o leão do Imposto de Renda.


 


Fonte: TSE