Fed interrompe série de 17 elevações de juros

O Federal Reserve (banco central dos EUA) interrompeu nesta terça-feira (8) um ciclo de mais de dois anos de aumento da taxa de juros, enquanto avalia se a desaceleração da economia irá manter a inflação sob controle. O banco central norte-americano

Vários indicadores econômicos divulgados recentemente indicaram a moderação do crescimento, por conta principalmente do arrefecimento do mercado imobiliário, mas os salários e os preços continuam a subir, e o Fed indicou que pode voltar a elevar o juro caso a inflação persista.


“As pressões inflacionárias devem se moderar com o tempo, refletindo expectativas de inflação contidas, os efeitos cumulativos das últimas ações de política monetária e outros fatores que restringem a demanda agregada”, apontou o Fed no comunicado divulgado após a reunião. “Apesar disso, o comitê julga que persistem alguns riscos inflacionários”, agregou.


 


O Fed acrescentou que quaisquer movimentos adicionais na taxa dependeriam das perspectivas para os preços e o crescimento.


 


Enquanto a reunião começava, nesta manhã, o governo informou que a produtividade no segundo trimestre desacelerou para uma taxa anualizada de 1,1%, contra 4,3% no primeiro trimestre. A principal razão foi um salto de 4,2% no ritmo anual dos custos trabalhistas, o maior desde o final de 2004 e superior à alta de 2,5% no primeiro trimestre — um lembrete sobre a persistência da inflação apesar da moderação do crescimento.


 


No fim da reunião de 29 de junho, o Fed afirmou que os sólidos ganhos de produtividade ajudaram a conter as expectativas de inflação — uma conclusão que pode voltar à tona após o resultado mais fraco da produtividade no segundo trimestre.


 


Com informações da agência Reuters