Celebridades negras denunciam racismo em desenho da MTV

Um episódio de Where My Dogs At?, o novo desenho animado da MTV, traz quadrúpedes amarrados por correias presas a coleiras. O bando passa o tempo defecando no chão. Cachorros? Gatos? Não – mulheres negras. Por mais incrível que possa parecer, est

O desenho vem sendo criticado por vários afro-americanos de destaque, que consideraram o episódio degradante. Os críticos disseram que a MTV errou mais ainda porque o programa animado semanal atrai o público jovem e é transmitido às 12h30 dos sábados, horário em que muitas crianças estão assistindo à televisão.


 


O programa acaba de completar sua temporada inicial de oito episódios no MTV2, um canal pertencente à emissora MTV, que recentemente comemorou 25 anos no ar. Com meia hora de duração, o programa satiriza celebridades e a cultura pop, vista através dos olhos de dois vira-latas piadistas, Woofie e Buddy, dublados pelos comediantes Tracy Morgan e Jeffrey Ross.


 


Um comunicado divulgado esta semana pela rede a cabo – cuja presidente, Christina Norman, é negra – defendeu o episódio em questão, dizendo tratar-se de uma sátira social. No episódio, um sósia do rapper Snoop Dogg entra numa pet shop acompanhado de duas mulheres negras de biquíni e coleira.


 


As mulheres se acocoram e se coçam, enquanto o personagem manda que uma delas “me entregue meu café latte”. No final do episódio, o personagem chamado Snoopathon Dogg Esquire veste luvas de borracha para limpar os excrementos deixados no chão por uma das mulheres.


 


A MTV disse que o episódio “Woofie Loves Snoop”, que foi ao ar pela primeira vez em 1º de julho, é “na realidade uma paródia de um incidente real em que Snoop Dogg compareceu a um lugar acompanhado por duas mulheres que usavam coleiras e correntes”. “Não justificamos os atos de Snoop, de maneira alguma. O objetivo foi satirizar a insensibilidade e o caráter ultrajante do episódio”, disse o comunicado.


 


Inaceitável
Mas vários afro-americanos de destaque, incluindo o jornalista Stanley Crouch, colunista do The New York Daily News, condenaram o episódio, tachando-o de misógino, racista e grosseiro. Questionaram também a sinceridade da MTV em afirmar que estaria satirizando o comportamento bizarro do rapper.


 


Em coluna publicada esta semana, Crouch sugeriu que o episódio Where My Dogs At? seria uma extensão das imagens desumanizadoras contidas nos vídeos de gangsta rap transmitidos pela MTV e “projetados em todo o mundo como sendo a 'verdadeira' cultura negra”.


 


Payne Brown, alto executivo da gigante da TV a cabo Comcast Corporation, disse que reclamou pessoalmente com Christina Norman num e-mail, mas que achou sua resposta “insatisfatória” e essencialmente igual ao que foi dito no comunicado à imprensa divulgado pela rede. O programa é acompanhado de um aviso aos pais de que pode conter material impróprio para menores de 14 anos.