Escolas recebem orientações sobre filosofia e sociologia

O Ministério da Educação (MEC) começou a enviar às escolas públicas de ensino médio no país e às secretarias estaduais e municipais de educação a coleção Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A principal novidade do conteúdo são as orientações

A coleção é composta por três livros. São 121 mil exemplares, com os volumes Linguagem, Código e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Entre as orientações está o documento Conhecimentos de Filosofia: Ciências Humanas e suas Tecnologias, de autoria dos consultores Antônio Edmilson Paschoal e João Carlos Salles Pires da Silva.


 


Até agosto de 2007, toda escola pública e particular de ensino médio deverá introduzir o ensino de filosofia e sociologia como disciplinas curriculares dos seus alunos.


 


A disciplina filosofia deixou de ser obrigatória em 1961 e foi excluída do currículo escolar oficial em 1971. Agora volta a ser obrigatória, com o Parecer nº 38/2006, aprovado em 7 de julho último pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que deve ser homologado nos próximos dias pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.


 


O MEC indica que o ensino de filosofia deve ser de, no mínimo, duas horas-aula semanais. O documento Conhecimentos de Filosofia destaca que a disciplina diferencia-se de ciência por pretender ser um discurso consciente de si mesmo, uma espécie de conhecimento do conhecimento. E lembra que pensar a filosofia no ensino médio exige uma discussão sobre os cursos de graduação na área e da pesquisa filosófica em geral.


 


O Brasil tem nove milhões de alunos em 23.561 escolas de ensino médio (16.570 públicas e 6.991 privadas), de acordo com o Censo Escolar de 2005 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


 


Fonte: MEC