Prefeito Sanciona Lei que Estipula o Dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus.
Lei de autoria da Vereadora Lúcia Antony, do PCdoB, que estabelece o Dia da Abolição da escravatura na Cidade de Manaus, a segunda no país, no dia 24 de Maio de 1884, foi sancionada pelo Prefeito de Manaus Serafim Corrêa
Publicado 09/08/2006 14:27 | Editado 04/03/2020 16:13
Um relevante fato histórico foi resgatado pelo prefeito Serafim Corrêa ao sancionar, na semana passada, lei de autoria da vereadora Lucia Antony (PCdoB) que estabelece a data de 24 de maio como o Dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus.
A capital amazonense foi a segunda cidade no Brasil a abolir a escravidão, em 24 de maio de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel ter assinado a Lei Áurea, tendo a Província do Amazonas seguido o exemplo e concretizado a abolição em 10 de julho do mesmo ano. O estado do Ceará e do Rio Grande do Sul foram os outros dois estados brasileiros que se anteciparam à Lei Áurea.
''Embora a data tenha sido reconhecida no passado, inclusive dando nome a uma das ruas do centro da cidade, poucas pessoas conhecem o seu significado e a sua importância histórica. Devemos nos orgulhar pelo fato de nosso município ter se antecipado em combater a desigualdade racial'', destaca a vereadora Lucia Antony.
De Manaus,
Rosângela Alanís