Biscaia destaca trabalho da CGU nas investigações

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI dos Sanguessugas,  disse estar satisfeito com a conclusão das investigações em prazo inferior a 60 dias. “Vamos chegar a um resultado importante e até inédito, em termos de prazo, porque

“A comissão deu uma feição diferente às investigações, com pouco depoimento e muito exame de provas”, ressaltou. O deputado Biscaia afirmou que o relatório da comissão, aprovado nesta quinta-feira (10), inocentou, por falta de “provas sólidas”, 18 dos 90 parlamentares investigados por suspeita de envolvimento com a compra irregular de ambulâncias. Os nomes dos outros 72 constaram do relatório.


 


Depois da decisão do juiz Jeferson Schneider, da 2ª Vara Federal do Mato Grosso, que determinou o fim do sigilo da investigação por parte da Justiça Federal, o presidente da CPI já anunciou que a partir da leitura do relatório, todos os documentos serão liberados para qualquer pessoa.


 


Sistema único


 


O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), sub-relator que analisa o esquema de fraudes eprocedimentos de corrupção na aquisição de ambulâncias, distribuiu um sub-relatório com 11 páginas mostrando como a Planam se articulou para vencer, com outras empresas, concorrências fraudadas para a compra de ambulâncias com recursos do orçamento da União.


 


O documento também apresenta algumas propostas de alteração na lei. “Estamos propondo mudanças na legislação que trata sobre improbidade administrativa, licitações, e na maneira de apresentação de emendas parlamentares. Além disso, neste sub-relatório estamos propondo a criação de um sistema único de fiscalização e controle”, disse Santiago.


 


De acordo com o petista, um relatório da CGU sobre cerca de 850 licitações para compra de ambulâncias, veículos e equipamentos diversos realizadas em 2004 e 2005 comprova a existência de um esquema organizado pela Planam e outras empresas do setor para o direcionamento de licitações.


 


Fonte: Informes PT