Cineasta é denunciado por usar camiseta anti-Bush com suástica

O diretor turco-alemão Fatih Akin foi denunciado à polícia de Hamburgo (norte da Alemanha) por ter usado uma camiseta anti-Bush cuja letra “s” foi substituída por uma suástica nazista. Akin teria vestido a tal camiseta durante as filmagens do seu novo fil

O cineasta, de 32 anos, se tornou famoso por ter ganhado o Urso de Ouro de Berlim em 2004 com o filme “A esposa turca”. Sobre seu protesto, afirmou que “a administração Bush pode ser comparada à do Terceiro Reich, a partir do momento em que tenta normalizar a tortura e deflagrar a Terceira Guerra Mundial”. “Na minha opinião estes se chamam fascistas”, disse Akin para à edição on-line da revista Der Spiegel.


 


Como divulgado pelo jornal Hamburger Abendblatt, a denúncia partiu de um homem que viu em um jornal a fotografia da camiseta. “Não sabemos nada do ocorrido e não queremos fazer maiores comentários”, disse o sócio do diretor, Klaus Maeck, com quem Akin gerencia a casa produtora “corazon international”. As polêmicas provocadas pelo gesto não interessam ao jovem diretor, que questionou a proibição na Alemanha de mostrar símbolos nazistas. “Com isso se comprometeria a liberdade artística e a possibilidade de redefinir o símbolo em um novo horizonte político”, comentou.


 


Em meio ao imbróglio, continuam as filmagens do seu novo filme, intitulado em alemão “Auf der anderen Seite” (Do outro lado). As cenas serão tomadas na Alemanha (Brema, Hamburgo e Lubeca), na Turquia (Istambul) e no Mar Negro. A estréia do filme está prevista para 2007.