Campus da UFS criado pelo Governo Lula, tem início das aulas hoje

Considerado modelo para o país, segundo o MEC, tem início hoje as aulas do novo campus da UFS, na cidade de Itabaiana.

Ao tomar posse no dia 1° de janeiro de 2003, o Presidente Lula anunciava que uma das metas de seu governo, seria a expansão das universidades federais em todo o Brasil. Esta promessa começou a sair do papel, quando o Ministério da Educação, em parceria com os dirigentes das universidades federais elaboraram o Plano de Expansção das IFES, que teinha como meta expandir a oferta de ensino superior gratuito para os jovens brasileiros, em particular, nas regiões norte e nordeste do país.


 


Hoje, dia 14 de agosto, este plano ganha vida em Sergipe, pois será realizado o início do período letivo dos alunos, no novo campus da UFS, na cidade de Itabaiana, a 56 Km da capital sergipana. O nome do novo campus receberá inicialmente 500 alunos, distribuídos em 10 cursos diferentes.


 


A implantação do campus em Itabaiana tem como objetivo “ampliar o compromisso da instituição com a sociedade sergipana, através da expansão de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, infra-estrutura e recursos humanos”, assegura o reitor da UFS, o Prof°Dr° Josué Modesto.


 


Os mais novos calouros da UFS, selecionados no vestibular que aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio, do qual participaram 2.289 candidatos, são em sua maioria oriundos de escola pública da cidade-sede do campus e dos municípios vizinhos, como Ribeirópolis, Campo do Brito e Lagarto. Eles estão distribuídos em dez cursos: Sistemas da Informação, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Física, Geografia, Letras Português, Matemática, Normal Superior e Química.


 


Com estes números, a UFS/Itabaiana é o maior campus criado pelo Governo Lula e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Itabaiana que cedeu o terreno para a construção dos prédios.


 


Estão sendo investidos R$ 10 milhões na reforma e construção das instalações. Já estão prontos três blocos, sendo dois destinados às atividades didático-pedagógicas e um para a administração. Essa estrutura vai comportar os núcleos dos cursos, a biblioteca, 25 laboratórios para as disciplinas técnicas, além de 12 salas de aula e um mini-auditório. A estrutura atual é compatível com os dois primeiros anos de funcionamento do novo campus.


 


Ainda estão em processo de licitação três importantes obras, que irão definir a estrutura final do campus. O Bloco D, que vai abrigar mais 10 salas de aula, 20 salas de professores e as salas para os núcleos de graduação, o auditório do novo campus, com capacidade para 510 pessoas, e a vivência, uma área com cantinas, fotocópias e espaço para o diretório acadêmico.


 


De acordo com o diretor do campus, professor Francisco Sandro Holanda, a previsão é de que até o meio do ano que vem todas as obras já estejam prontas, num total de 2.910 m² de área construída. Holanda destacou também que a estrutura que os docentes irão encontrar em Itabaiana, para o início de suas atividades, é muito boa. No entanto, frisou que o empenho de todos será essencial para conquistar novas melhorias. “Eles vão chegar para construir conosco este campus”.