Nova pesquisa Ibope/TV Globo será divulgada sexta-feira

A próxima pesquisa nacional Ibope/TV Globo de intenção de voto dos candidatos à Presidência deve ser divulgada na próxima sexta-feira, segundo informações da emissora.

A nova sondagem é a primeira a ser realizada depois do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado no dia 14 de agosto.


 


O debate, promovido pela TV Bandeirantes, reuniu cinco candidatos à Presidência: Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, não compareceu. Mas a audiência do debate foi pífia, não chegou a 6 pontos. Programas como o Jornal Nacional, da Rede Globo, costumam ter em média 40 pontos de audiência, segundo medição do Ibope.


 


A pesquisa do Ibope que será divulgada esta semana também pode refletir as recentes entrevistas concedidas pelos candidatos aos telejornais das grandes emissoras.


 


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de registro da pesquisa foi feito pela emissora no final de semana passado. Entre os dias 14 e 18 de agosto o Ibope vai ouvir 2.002 pessoas em todo o país.


 


A margem de erro da pesquisa é de 2 por cento. O instituto não divulgou os Estados em que os eleitores serão ouvidos.


 


Alckmin cai em São Paulo


 


Nesta quarta-feira, uma pesquisa da Fecomércio, focada apenas na capital paulista, mostrou que o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a liderança, mas caiu 7,3 pontos em relação à pesquisa realizada em julho. Na simulação do primeiro turno, Alckmin obteve 39,6%. Na pesquisa anterior, ele tinha 46,9%. Luiz Inácio Lula da Silva tem 31,6%, crescimento de 4,5 pontos em relação a anterior (27,1%). Heloísa Helena (Psol) também cresceu, passando de 8,5% a 12,5%.


 


No mesmo período, Rui Pimenta (PCO) oscilou negativamente de 0,7% para 0,6%, José Maria Eymael (PSDC) passou de 0,6% para 0,4%, Cristovam Buarque (PDT) subiu de 0,5% para 0,9% e Luciano Bivar (PSL) de 0,1% para 0,3%. Votos brancos e nulos somaram 5,2%. Não souberam responder, 8,9%. A sondagem foi feita no dia 4 de agosto, com 960 eleitores da capital paulista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PET 2047.


 


Segundo a mesma pesquisa, a rejeição ao presidente Lula caiu, passando de 46,3% no mês passado para 42,8% em agosto. Alckmin aparece na segunda colocação com 14%, seguido por José Maria Eymael (7,4%), Heloisa Helena (6,1%), Rui Pimenta (5,3%), Luciano Bivar (4,3%) e Cristovam Buarque (3,7%). O total de brancos e nulos é de 3,6% e os que não souberam ou não responderam são 12,9%.


 


A aprovação ao governo Alckmin caiu 5,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Passou de 76% em julho para 70,5% este mês.