China pretende realizar Fórum de Cooperação Sino-Africana

O vice-presidente chinês, Zeng Qinghong, revelou em Pequim, que a China está disposta a cooperar estreitamente com os países africanos, realizando com eles o Fórum de Cooperação Sino-Africana, a fim de promover um maior desenvolvimento das relações ent

No encontro com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Alcinda Abreu, Zeng afirmou que a parte chinesa dá grande importância ao Fórum de Cooperação Sino-Africana, a ser realizada em outubro em Pequim, e à amizade tradicional entre os dois países.


 


A ministra disse que está disposta a esforçar-se, junto com o governo moçambicano, para promover as relações existentes entre ambas as partes “para um nível mais elevado”.


 


Alcinda disse estar convicta de que a China reforçará a parceria estratégica com a África. Ela ainda disse que o novo governo moçambicano persistirá na política de Uma Só China, e quer reforçar as cooperações econômicas e comerciais com o país asiático.


 


No mesmo dia, o chanceler chinês, Li Zhaoxing recebeu Alcinda em Pequim. No encontro, ambas as partes manifestaram a disposição de promover o desenvolvimento das relações bilaterais.