Doenças ocupacionais do PIM serão tema de audiência pública

O Deputado Estadual Eron Bezerra (PCdoB) anunciou a realização de uma audiência pública para discutir as doenças ocupacionais do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

Pelo menos 10 mil trabalhadores dos setores metalúrgicos e eletroeletrônicos já sofreram algum acidente de trabalho ou doença ocupacional, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. O número representa mais de 10% do total de empregados no Distrito Industrial nesses dois pólos.



Diante do quadro preocupante, o deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), que participou de reunião com os trabalhadores na última sexta-feira (25/08), anunciou a realização de uma audiência pública para o mês de setembro, com o objetivo de discutir as doenças ocupacionais do Pólo Industrial de Manaus (PIM).



O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, disse que vai pedir ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho – que fará visita a Manaus, na próxima quarta-feira (30/08) – maior fiscalização para verificar se há trabalho repetitivo. Caso o problema seja constatado, o Sindicato pedirá a redução da jornada diária de oito horas para seis.



Eron pretende convidar representantes do Governo, dos trabalhadores e das empresas do PIM para tratar do problema e de soluções para os que sofrem com os acidentes de trabalho e com as doenças ocupacionais. “O trabalhador deve ser valorizado. Sem ele, as empresas não teriam lucro. Elas devem investir neles e se preocupar com a saúde de cada um. A audiência servirá para discutir a melhor saída para essa situação”, comentou o deputado.
 


De Manaus,
Mariane Cruz