No Maranhão, Vidigal defende projeto de desenvolvimento da baixada no setor de turismo

O projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Maranhense (CODEBAM), arquivado durante as quatro décadas da administração da famíl

Pinheiro – O projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Maranhense (CODEBAM), arquivado durante as quatro décadas da administração da família Sarney, será incrementado pelo candidato Edson Vidigal no governo do Maranhão. O desafio foi assumido na noite do último sábado, em comício para cerca de duas mil pessoas, na Praça do Centenário, que marcou os rumos da campanha do candidato na baixada maranhense. Antes, o candidato fez uma mega-carreata pelas principais ruas de Pinheiro sendo seguido no trajeto por 580 carros e motos, uma das maiores manifestações políticas ocorridas no território maranhense.


“Essa manifestação de carinho da população de Pinheiro serve para mostrar que estamos no caminho da vitória. A eleição se ganha é com voto. Nas urnas iremos comprovar que essas pesquisas encomendadas pelos nossos adversários estão erradas. Outro dia o presidente Lula afirmou, em Brasília, para que os eleitores não se deixassem iludir pelos resultados das pesquisas de opinião. Mesmo que estivesse em primeiro lugar, o comportamento seria o mesmo”, disse o candidato.


Na companhia da candidata à vice-governadora Terezinha Fernandes; da mulher Eurídice Vidigal; do presidente estadual do PT, deputado Domingos Dutra; do vice-presidente nacional do PSB José Antonio Almeida, além de lideranças políticas estaduais, o candidato socialista arrastou milhares de pessoas no trajeto até a Praça do Centenário.


Em seu discurso, Vidigal destacou o potencial do turismo e afirmou que o estado possui potenciais semelhantes, por exemplo, aos do pantanal mato-grossense. A atividade turística permitirá a geração de empregos numa região que foi largada ao relento.


Espaço para as mulheres – Vidigal iniciou o discurso durante comício na Praça do Centenário destacando a importância da mulher. Segundo afirmou, se fosse possível, teria um secretariado formado apenas por mulheres. O candidato deu detalhes sobre o projeto “Ação Mulher”, liderado Eurídice, sua esposa, que já arregimentou mais de cinco mil voluntárias no estado.


Conforme destacou, tudo vem sendo planejado para se conseguir a redenção do Maranhão em todos os segmentos. Ele enfatizou que o estado precisa retomar seus potenciais e vencer o atraso que se instalou no século passado. Além da recuperação do setor do turismo e das estradas, o candidato se comprometeu a valorizar a carreira do servidor público, em especial a categoria dos professores.


Para colocar em prática todos os projetos, Vidigal disse que conta com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o bom trânsito junto aos empresários e políticos nacionais. Porém, segundo destacou, é importante que os eleitores votem em candidatos para o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa que estejam comprometidos com as suas propostas. Segundo o candidato, somente uma base sólida que permita a sustentação política, irá assegurar para a população o incremento de todas as metas.


Em Açailândia, Vidigal dedicou espaço para uma conversa com produtores rurais e empresários. Durante o encontro, o candidato apresentou as propostas para o desenvolvimento dos municípios situados na divisa do Tocantins.


Vidigal lembrou que o Maranhão chegou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos estados produtores de arroz. Atualmente, mesmo estando na quarta posição, todo o arroz plantado no território maranhense não é suficiente para atender o consumo interno e, como conseqüência, o produto tem que ser importado.


“Iremos manter a política agrícola resgatada pelo governador José Reinaldo Tavares. No seu governo, a secretaria estadual de Agricultura foi resgatada, pois, nas administrações anteriores, a pasta foi suprimida. Nesta região temos cerca de dez assentamentos que merecerão total atenção do governo estadual”, enfatizou.


Os produtores rurais de pequeno e médio portes terão acesso mais facilitado as linhas crédito bancárias com taxas de juros mais acessíveis. Segundo explicou o candidato, o caminho para o projeto passará pelas cooperativas que merecerão apoio irrestrito do governo. Vidigal é um dos incentivadores do sistema de cooperativas no país.


Para equacionar os conflitos no campo, Vidigal apresentou a proposta de criação da justiça estadual agrária. Segundo ele, o modelo deste justiça já se encontra no Palácio do Planalto. A proposta será resgatada e transformada num modelo estadual que passará a contar com juízes especializados em processos que estejam relacionados a este segmento.


De Açailândia, Vidigal seguiu para Imperatriz. À noite, ele proferiu palestra para estudantes do curso de Direito do Centro Universitário do Sul do Maranhão (Unisulma). Na conversa com os alunos, Vidigal fez uma exposição sobre o funcionamento do STJ, a maior corte infraconstitucional do país.