Quem apóia quem?

Informação e desinformação sobre apoio de petistas aos dois candidatos que lideram a pesquisa (Siqueira Campos, PSDB; Marcelo Miranda, PMDB) e o pronunciamento de Lula em favor de Leomar Quintanilha (PCdoB) dão o conteúdo da cobertura eleitoral de hoje na

Jornal do Tocantins


 


Agenda dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB) se reuniu com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-parlamentares para divulgar seu Plano de Metas. Desenvolvimento social, desenvolvimento econômico integrado e sustentado, gestão sustentável do meio ambiente e das águas, construção de quatro hospitais, educação de qualidade e mais empregos são algumas das 15 prioridades citadas no documento. Mais de 1.500 pessoas estiveram no Eventos Hall, para a “hora da virada”, como o evento foi chamado, entre eles o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT). Eram 94 prefeitos, mais de 600 vereadores e vice-prefeitos e parlamentares representando os 139 municípios do Estado. Siqueira Campos (PSDB) gravou programas para o horário eleitoral. Quintanilha (PCdoB) passou o dia em Brasília, em reunião da CPI dos Sanguessugas, da qual é sub-relator. À noite, gravou programas para o horário eleitoral. Para hoje, o grande evento é o debate entre os candidatos ao governo, na Unirg, às 19h30. Marcelo Miranda (PMDB) não havia confirmado participação até a tarde de ontem.


 


PDT dividido O Diretório Municipal do PDT de Palmas passou por problemas. Há alguns meses, vereadores de Palmas se revoltaram por causa da indicação de Bruno Galan como presidente do diretório. Hoje o vereador Wanderley Barbosa desabafa: “Vejo que Fabio Martins (presidente estadual do PDT) fez uma jogada política para beneficiar a candidatura dele (a deputado estadual)”.


 


UT quer comícios Assessores da UT afirmam que os comícios feitos com Siqueira Campos estão dando um bom resultado, mesmo com o impedimento da Justiça da realização de shows. A UT reclamou que a prefeitura de Porto Nacional, administrada pelo petista Paulo Mourão, teria realizado shows na cidade para atrapalhar o comício de Siqueira Campos, no sábado. Mesmo assim, o comício de Siqueira teve um bom público.


 


Candidaturas negadas Das 20.705 solicitações de candidaturas, 1.535 foram negadas pelos TREs, representando 7,4% do total. Entre o requerimento de registro e o julgamento do pedido, oito candidatos morreram (inclusive um do Tocantins) e 791 renunciaram (465 a deputado estadual, 234 a deputado federal e 10 a senador). Os números revelam que 754 candidatos já protocolaram recursos contra o indeferimento, e o Ministério Público já entrou com pedido contra o deferimento destas 754 candidaturas.. Entre os cargos majoritários em disputa, foram indeferidos 45 registros, sendo dois para presidente da República, 13 para governador e 30 para os cargos de senador. Os TREs também indeferiram 392 registros de candidatos a deputado federal, 976 de candidatos a deputado estadual e 40 de deputado distrital. No Tocantins, 30 registros de candidaturas foram indeferidos.


 


Comissão de Auditoria do TRE O TRE-TO instalou da Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas, mediante votação paralela.


 


Recurso pelas contratações A Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins esgotará todos os recursos cabíveis com relação à liminar divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, exonerando cerca de 1,2 mil servidores públicos contratados por CAD, a partir de 1º de julho.


 


Ferrovia Norte-Sul em Palmas Os trilhos da ferrovia Norte-Sul chegarão à Capital do Tocantins em dois anos, a contar da contratação da empresa subconcessionária do trecho. A informação é do ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos, que esteve ontem no Estado, vistoriando as obras de duplicação da BR-153 em Araguaína e da BR-010 na região de Goiatins, e também visitou o canteiro de obras da ferrovia Norte-Sul, próximo ao entroncamento para a cidade de Babaçulândia. Passos percorreu o canteiro de obras acompanhado do secretário de estado da Infraestrutura, Brito Miranda, pela prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco Martins, e do senador João Ribeiro (PFL).


 


Sem-terra preso Sem-terras que invadiram a Fazenda São Sebastião, no município de São Bento do Tocantins, saíram da propriedade nesse último final de semana. O lavrador João Carlos Pereira de Castro foi preso acusado de coordenar a ação.


 


Área de kartódromo é de aposentada A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Dalva Magalhães, confirmou que a posse das terras da área do Kartódromo de Palmas e de duas quadras do Projeto Orla, região Sul, pertencem à aposentada Terezinha Alves Evangelista. O TJ-TO confirmou decisão do Superior Tribunal de Justiça que, em maio último, rejeitou recurso do Estado do Tocantins. Segundo o advogado da aposentada, Éder Barbosa, a área está avaliada em R$ 100 milhões.


 


2ª etapa da vacinação com 63% de cobertura A cobertura vacinal do Estado no dia D da segunda etapa da campanha de vacinação, realizada no último sábado, foi 63%, índice maior do que o alcançado no principal dia de mobilização da primeira etapa da campanha, em junho deste ano, quando foram imunizadas 54% do total de 95% de crianças menores de cinco anos, que devem ser vacinadas como preconiza o Ministério da Saúde. Na Capital também teve uma melhora, em junho foram 63% de crianças imunizadas e agora 66% receberam as gotinhas.


 


Laboratório de refino de cocaína em Araguaína Estão presos na Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA) três pessoas acusadas de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Wânderson de Souza Silva, de 18 anos, Antônio Humberto Carvalho Silva, de 31 anos, e Ana Maria Alves Santos, de 41 anos, conhecida como “Susana”. A prisão ocorreu sábado, pela Polícia Federal (PF), depois de uma denúncia anônima, que também resultou no fechamento de um laboratório de refino de cocaína.


 


clebertoledo.com.br


 


Ordem dos candidatos na cédula As cédulas de votação serão distribuídas juntamente com o material a ser usado no dia da eleição. A ordem dos candidatos será a seguinte: Marcelo Miranda (PMDB), Siqueira Campos (PSDB), Leomar Quintanilha (PCdoB), Professor Elísio (PSOL) e Capitão Azevedo (PSDC). E para senador: Eduardo Siqueira Campos (PSDB), Cláudio Dallabrida (PSOL), Kátia Abreu (PFL), Weder Santos (PSDC) e Célio Moura (PT).


 


Pesquisas manipuladas O candidato a senador Célio Moura (PT) concorda com Siqueira Campos (PSDB) quando ele diz que as pesquisas eleitorais no Tocantins estão sendo manipuladas. Para Célio, Siqueira prova do “próprio veneno”, pois “sempre fez isso no passado”. “Nas atuais eleições, todos os resultados são manipulados. Precisaríamos de um instituto sério e isento para fazer levantamentos”, ponderou o candidato.


 


Alckmin sem apoio Durante a propaganda eleitoral gratuita do PSDB, nem o candidato a governador, nem o candidato à reeleição ao Senado ou os candidatos a deputado estadual e federal pedem voto para Alckmin. Em todas as pesquisas eleitorais realizadas no Tocantins, Lula tem quase três vezes mais votos que o tucano no Tocantins. O presidente, inclusive, já gravou depoimento em favor do senador e candidato a governador, Leomar Quintanilha (PCdoB), da coligação Mudança prá Valer.


 


Na TV, Lula defende Leomar O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva já apareceu no programa do senador e candidato a governador pela coligação Mudança prá Valer, Leomar Quintanilha (PCdoB). Lula defendeu Leomar, destacando que ele sempre foi o seu parceiro no Congresso Nacional. Além disso, o presidente declarou que, no Tocantins, o senador é o seu candidato a governador. Nesta segunda-feira, o depoimento de Lula será reprisado. O presidente deve gravar, nesta semana, uma outra declaração em favor do candidato a senador da coligação Célio Moura (PT). A expectativa é que essa nova propaganda vá ao ar na sexta-feira.


 


PT de Miracema repudia UT O presidente do PT de Miracema, Herlam Torres Campos, enviou nota de Repúdio à coluna, ao filiado e candidato estadual soldado Wilson Néia (PT), por ter subido no palanque da UT no comício na cidade: “A atitude do candidato fere frontalmente a decisão do Encontro Estadual de nosso partido, que elegeu como prioridade a luta contra as forças retrógradas do Estado, representadas principalmente pelo agrupamento político chamado UT”.


 


Confusão com prefeito de Dianópolis em evento governista O cerimonial de encontro da Aliança da Vitória no Eventus Halls anunciou a presença do prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT) no local. No entanto, o próprio Salomão negou a sua presença. Neste final de semana, Salomão recebeu os candidatos da coligação Mudança prá Valer a governador, Leomar Quintanilha (PCdoB), e a senador, Célio Moura (PT). Salomão fez campanha e discurso favoráveis aos candidatos da sua coligação. Inclusive, o prefeito vai gravar declaração para a propaganda eleitoral gratuita. A coligação Aliança da Vitória reconheceu que houve um engano da organização da reunião, quando foi anunciada a presença do prefeito de Dianópolis: a cidade foi representada por uma delegação composta por 3  ex-prefeitos, pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal e mais dois vereadores de Dianópolis”, informou.


Secundaristas com Marcelo O presidente da União Municipal Secundarista dos Estudantes de Tocantinopólis, Ruan Carlos Teixeira de Oliveira, está apoiando Marcelo Miranda (PMDB). De acordo com Ruan, o movimento estudantil está organizando palestras e eventos, “com o objetivo de esclarecer suas dúvidas, para que eles votem em candidatos que realmente tenham compromisso com o povo”. 


 


Ministro dos Transportes junto com governo estadual O ministro Paulo Sérgio Passos afirmou que o DNIT vem tendo um trabalho conjunto com a administração estadual do Tocantins e com a bancada do Estado no Congresso Nacional. Ele elogiou a atuação do seu correligionário e senador João Ribeiro (PL). Citou todas as obras que o ministério vem desenvolvendo no Tocantins, desde a Ferrovia Norte-Sul e até a sinalização de 558 quilômetros de rodovias federais. Explicou que as obras vão ter continuidade nos próximos governos. Passos visita obras que estão sendo feitas no Tocantins.


 


Eduardo Gomes sob novas investigações Dos 72 parlamentares acusados pela CPI dos Sanguessugas, 32 apresentaram emendas individuais ao Ministério da Agricultura para aquisição de patrulhas agrícolas mecanizadas. Gomes está nessa nova lista por ter apresentado uma emenda de R$ 180 mil. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), um dos sub-relatores da CPI, solicitou informações à Controladoria Geral da União (CGU) para saber se o esquema de fraudes no orçamento federal também existiu na área de agricultura. O Ministério de Agricultura informou que não existe a chance de haver irregularidades, pois a emenda foi feita, mas acabou não sendo liberada. Assim, o dinheiro, que serviria para compra de máquinas pelo governo estadual, sequer chegou a vir para o Tocantins.


 


Primeira Página


 


Pesquisa em Paraíso Pesquisa do Instituto Impar em Paraíso, realizada dias 24 e 25 de agosto apontou Siqueira Campos, na estimulada, com 52,3%, contra 33,1% de Marcelo Miranda. A margem de erro é de 4 pontos, para mais ou para menos. Quintanilha tem 1,2%; Capitão Azevedo, 0,9%; Elísio não foi citado; indecisos, 8,3% e em branco ou voto nulo, 4,2%. No levantamento espontâneo, Siqueira Campos tem 48,5%; Marcelo Miranda, 29,1%; Quintanilha, 0,9%; Capitão Azevedo e o Elísio não alcançaram pontuação; indecisos, 18,5% e Brancos/Nulos, 3%. Marcelo Miranda é mais rejeitado, com 20,5%; 15,5% rejeitam Siqueira Campos; 11,9%, Quintanilha; 8,6%, Capitão Azevedo, e 3,9%, Elísio. Não rejeitam ninguém, 25,9% e indecisos nesse quesito são 13,7%.


 


Pesquisa em Dianópolis Siqueira Campos tem 55,4%; Marcelo, 28,3%, de Marcelo Miranda; Quintanilha, 2,3%; Elísio, 0,3%; Capitão Azevedo não alcançou pontuação; indecisos, 12,7% e Brancos/Nulos, 1%. No levantamento espontâneo, Siqueira tem 47,7%; Marcelo, 24%; Quintanilha, 1,7%; Elísio, 0.3%; Capitão Azevedo não foi citado; indecisos, 25,3%; branco/nulo, 1%. A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de agosto, sendo entrevistados 300 eleitores. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Rejeição: Marcelo, 19,7%; Quintanilha, 15%; Siqueira, 11,7%; Capitão Azevedo, 6,7%; Elísio, 3,3%. Não rejeitam nenhum dos nomes, 21,3% e estão indecisos, 22,3%.


 


estadao.com.br


 


Ibope mostra empate técnico Na primeira pesquisa Ibope realizada para a TV Rio Formoso, Siqueira tem 45% das intenções de voto; Marcelo, 41%; Quintanilha, 2%; Capitão Azevedo e Elísio não pontuaram; brancos/nulos, 4% e não sabe ou não opinou 8%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais. A pesquisa foi realizada dias 20 e 22 de agosto, quando foram ouvidos 812 eleitores em 39 municípios.