Governo tenta barrar demissões de funcionalismo

O governador Marcelo Miranda está tentando impedir a demissão, determinada pela justiça, de mais de mil funcionários contratados irregularmente, no período eleitoral. É o destaque do noticiário do dia. Ontem à noite ocorreu o primeiro debate entre os cand

Jornal do Tocantins


 


Governo tenta impedir demissões de servidores O procurador-geral do Estado, Hércules Ribeiro Martins, protocolou, no TSE, pedido da cassação da liminar do TRE-TO que determinou a demissão de 1.260 servidores do Estado, contratados a partir de 1º de julho deste ano. Segundo levantamento feito pelo Estado, 1.049 servidores seriam atingidos pela liminar.


 


Simas ameaça Leomar O candidato a deputado federal, Ronaldo Simas (PT), reclama do que ele chamou de “desorganização da coligação Mudança Pra Valer”. Ele afirma que nem todos os candidatos estão recebendo o mesmo tratamento. “Se continuar assim, vou apoiar outro candidato ao Governo”, avisa.


 


Raul com Lula O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), almoça hoje com o presidente Lula, na Granja do Torto.


 


Briga no PDT O dirigente do PDT do Tocantins, Egon Just, negou que tenha ocorrido qualquer jogada do presidente do partido, Fábio Martins, na escolha de Bruno Galan para a direção do PDT de Palmas, como afirmou ontem o vereador Wanderley Barbosa. “Wanderley está com dor-de-cotovelo por ter perdido a direção do partido”, rebate Egon Just.


 


TRE tem 164 reclamações contra horário eleitoral No total, a contar de janeiro deste ano, foram 232, incluindo petições contra propaganda político-partidárias. De acordo com a secretária Judiciária e de Gestão da Informação do TRE, Andréia Teixeira Marinho Barbosa, “trata-se de um número considerável. O volume de trabalho aumentou muito”.


 


Cassação de candidato Com pedido de vistas do juiz Gil de Araújo Corrêa, o TRE suspendeu ontem, pela segunda vez, o julgamento do recurso contra a cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito de Araguacema, José Américo Carneiro e Severino Martins de Oliveira, do PMDB. Dois juízes já se pronunciaram a favor da cassação e um, contra. Faltam três votos e, no caso de empate, a decisão cabe ao presidente do TRE. Acusados de compra de voto, José Américo e Severino foram condenados à perda de mandato e à inelegibilidade por três anos pela juíza da 24ª Zona Eleitoral de Araguacema, Amélia de Alarcão.


 


Adiantamento do 13º aos aposentados A partir de 1º de setembro, o INSS pagará, juntamente com o benefício relativo ao mês de agosto, a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas. No Tocantins, existem 118 mil benefícios.


clebertoledo.com.br


 


Debate na Unirg O governador Marcelo Miranda não compareceu ao debate realizado na noite desta terça-feira, em Gurupi. Um resumo do debate será enviado logo mais, a todos os que recebem esta resenha.



Agenda dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB) está em Brasília, para o I Encontro Nacional de Biocombustível; à noite inaugura Comitê da Coligação da Frente  Alternativa do Tocantins. Quintanilha (PCdoB) está em Gurupi. Elísio Gonçalves (PSOL) está  em Palmas. Capitão Célio Azevedo (PSDC) permanece em Gurupi. Siqueira Campos (PSDB) vai a Palmeirante, Barra do Ouro e Goiatins.


 


Dulce Miranda visita secretarias A primeira-dama visitou as secretarias da Educação, Administração, Fazenda, Infra-Estrutura, Governo, Esporte e Seplan: “Estou agradecendo o apoio dos servidores e reforçando o pedido de ajuda, para que nós possamos vencer esta caminhada”. 


 


Mourão + Marcelo Durante a reunião Aliança dos Prefeitos da Vitória, com mais de 3 mil pessoas, o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT) explicou que, apesar do respeito que tem por seu partido, o PT, preferiu não apoiar Leomar Quintanilha (PCdoB) para ficar na campanha do governador Marcelo Miranda (PMDB), pensando “no futuro do Tocantins”.


Sindicatos de Saúde com Marcelo O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (Simed/TO),  Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto) e o  Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Estado do Tocantins (Sintras) emitiram nota de apoio ao governador Marcelo Miranda.


 


Derval apela a Leomar O vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva (PMDB), pediu para Leomar não continuar com sua candidatura, “fazendo um jogo que não tem mais lugar neste Estado”. Derval disse que, por ser o único vice do PT nas capitais brasileiras, se sente no direito de cobrar “dos petistas conscientes do Estado, que apóiem Marcelo”.


 


Mota x Derval O candidato a primeiro suplente de senador, Osvaldo Mota (PCdoB), disse “não entender esse jogo” que existe de democracia citada pelo vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva (PMDB). “Derval, está totalmente desatualizado com os princípios de democracia”, está “fora da órbita política” e foi resgatado pelo prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que lhe ofereceu a vaga de vice.  Sobre a afirmação de que Quintanilha teria que apoiar Marcelo, o comunista foi irônico: “Quem teria que renunciar era ele (Derval) de seu cargo de vice, porque ele não está entendendo a democracia”. De acordo com Mota, o vice-prefeito conversou por “baixo do pano” com lideranças do PMDB e com Brito Miranda, para não permitir a candidatura de Leomar como governador pelo partido, quando o senador ainda estava na União do Tocantins. “É um jogo espúrio”, disse. Ressaltou que Derval falou para Leomar que, “infelizmente, o rato comeu o queijo”. “Leomar está legitimado pela democracia, e na plenitude de seus direitos democráticos, e tem mais quatro anos de mandato como senador”, lembrou.


 


Leomar não comparece a entrevista O candidato a governador pela coligação Mudança pra Valer infelizmente não pôde comparecer à entrevista agendada com a Rede Sat para essa segunda-feira. Segundo sua Assessoria, o candidato continua no exercício de seu mandato como senador e teve que seguir para Brasília, devido aos trabalhos administrativos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Ambulâncias, onde é sub-relator da comissão que investiga possível envolvimento do Poder Executivo em irregularidades na compra de ambulâncias para prefeituras.


 


UT jovem em Ananás O movimento UT Jovem 45 reuniu cerca de 2 mil pessoas  segunda-feira, em Ananás.



 


Assembléia Legislativa proíbe trabalho escravo Foi aprovado, em sessão extraordinária, projeto de lei do Executivo que proíbe a contratação e celebração de convênios, através da administração pública estadual, com empresas que, direta ou indiretamente, utilizem trabalho forçado ou em condição comparada à escrava na produção de bens e serviços.