Chávez confirma presença na cúpula da Noal

O presidente venezuelano Hugo Chávez participará da 14ª cúpula dos Países Não-Alinhados (Noal), a ser realizada entre 11 e 16 de setembro em Cuba, e irá denunciar o imperialismo, segundo informação divulgada nesta na terça-feira (5/9) pelo vice-presidente

Chávez, que afirmou no último domingo estar conduzindo seu país para o socialismo do século 21, é um crítico feroz do governo dos EUA, ao qual se refere como “o império”.



“Essa cúpula (dos países não-alinhados) sempre teve uma grande importância. E agora muito mais. O presidente Chávez vai estar lá”, afirmou Rangel.



Esta será a terceira visita pública que do líder venezuelano a Havana desde que Fidel Castro passou provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, no fim de julho, em decorrência de uma cirurgia intestinal.



ONU
Rangel acrescentou que o presidente venezuelano também deve fazer um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 20 de setembro, mas não deu maiores detalhes.



Caracas tenta obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, para o qual concorre com a Guatemala, que é apoiada por Washington. Em suas recentes viagens internacionais, Chávez assinou acordos energéticos e comerciais com países como a China e a Rússia, dos quais obteve respaldo para fazer parte do órgão da ONU, cuja responsabilidade primordial é a manutenção da paz e da segurança.