Pesquisas confirmam favoritismo de Serra, Aécio, Cabral e Requião

O Datafolha divulgou hoje uma série de pesquisas sobre a sucessão estadual no sprincipais colégios eleitorais do país. Segundo os dados do Instituto, não houve mudanças significativas no quadro sucessório dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, o

São Paulo


 


José Serra (PSDB) seria eleito governador de São Paulo no primeiro turno se as eleições fossem realizadas entre os dias 4 e 5 de setembro. Essas são as datas em que o Datafolha aplicou pesquisa de intenção de votos para o cargo, divulgada pela Rede Globo. O tucano aparece com 49% do total –quinze pontos percentuais acima da soma de todos os seus adversários.




Na seqüência, aparecem o senador e candidato do PT, Aloizio Mercadante, com 18% da preferência do eleitor paulista. A seguir, vêm Orestes Quércia (PMDB), com 11% e Carlos Apolinário (PDT), com 2%. Aparecem com 1% os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Cunha Lima (PSDC) e Cláudio de Mauro (PV).




Eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco representam 8% do total. Não souberam ou não quiseram responder 9% dos entrevistados.



 


Minas Gerais


 


Em Minas, a pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo “MG TV” e que será publicada na edição da Folha de S.Paulo desta quinta-feira indica que o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) seria reeleito já no primeiro turno se a eleição fosse hoje com 75% das intenções de voto.


 


Na pesquisa anterior, realizada nos dias 21 e 22 de agosto, Aécio tinha 71% das intenções de voto.


 


Na pesquisa atual, o ex-ministro Nilmário Miranda (PT) aparece com 9% das intenções de voto –mesmo percentual verificado anteriormente.


 


Os candidatos Fábio Magalhães (Prona), Vanessa Portugal (PSTU) e Rosane Cordeiro (PCO) aparecem com 1%.


 


Rio de Janeiro


 


No Rio de Janeiro, o Datafolha mostra que o senador Sérgio Cabral (PMDB) continua à frente na disputa pelo governo estadual com 44% das intenções de voto –na pesquisa anterior, realizada nos dias 21 e 22 de agosto, ele tinha 42%.


 


Cabral é seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), que aparece com 18% das intenções de voto –ele tinha 19% na pesquisa anterior.


 


Com esse movimento, a diferença entre Cabral e Crivella oscilou de 23 pontos para 26 pontos agora –dentro da margem de erro de três pontos.


 


A deputada Denise Frossard (PPS) aparece 15% das intenções de voto –ela tinha 11% anteriormente.


 


A taxa de intenção de voto do deputado federal Eduardo Paes (PSDB) oscilou de 3% para 2%. Vladimir Palmeira (PT) aparece também com 1%. Os candidatos Miltom Temer (PSOL), Carlos Lupi (PDT), Eliane Cunha (PRP) e Alexandre Furtado (PSL) tiveram 1%.


 


O Datafolha ouviu 1.284 pessoas em 36 municípios do Rio entre segunda-feira e ontem. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


 


Paraná


 


No Paraná, o ex-governador Roberto Requião (PMDB) lidera a disputa. De acordo com o levantamento do Datafolh, Requião tem 47% das intenções de voto. Essa foi a primeira pesquisa Datafolha realizada no estado.


 


O candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, aparece em seguida, com 26% das intenções de voto.


 


Em seguida, aparece Rubens Bueno (PPS), com 8%. O candidato do PT, Flávio Arns, tem 3%. Os candidatos Luiz Felipe (PSOL) e Ana Lúcia Pires (PRTB), têm 1%.



 


Da redação,
com agências