Google terá 200 anos de arquivos de jornais para consulta

A empresa de Internet Google vai lançar um serviço de busca em arquivos de jornais, alguns com registros de notícias publicadas nos últimos 200 anos.
Ao consultar o novo Google News Archive Search (Pesquisa em Arquivos de Jornais do Google, em inglê

Entre os parceiros, estão alguns dos maiores jornais do mundo, como o norte-americano The New York Times e o britânico The Guardian. Portais que agregam notícias de diversos sites também farão parte da busca.


 


“O objetivo aqui é poder explorar a história na medida em que ela foi se desenvolvendo”, disse o engenheiro do Google Anurag Acharya, que trabalhou no projeto.


 


“É fascinante observar como as atitudes e emoções das pessoas mudaram com o tempo.”


 


Fontes


 


Ainda não há data oficial para o lançamento do serviço, mas a empresa afirma que será “em breve”.


 


O número exato de fontes de notícias que são consultadas pelo Google não é divulgado pela empresa. De acordo com o Google, os resultados da busca são exibidos de acordo com a relevância do tema, e não em função de acordos com as fontes.


 


Alguns eventos podem ser consultados em uma linha do tempo, que exibirá datas importantes associadas ao assunto pesquisado. Por exemplo, ao buscar notícias sobre a chegada do homem à Lua, o serviço destacará o ano de 1969, assim como outros anos em que houve missões para o satélite.


 


Os resultados serão mostrados da mesma forma exibida hoje pelo Google News, serviço já existente que pesquisa notícias dos últimos 30 dias. Para as páginas que exigem pagamento, o Google exibirá o preço a ser pago pelo acesso.


 


De acordo com Acharya, a notícia mais antiga disponível nos arquivos é “do meio do século 18”.


 


O Google é o serviço mais popular de buscas na Internet no mundo. Segundo a empresa de medições Nielsen/ NetRatings, mais de 380 milhões de pessoas, em média, usaram mensalmente o serviço de busca em 2005.


 


Fonte:  BBC Brasil