Diretor da ANP, Haroldo Lima, recebe Título de Cidadão Goiano

Nesta terça-feira (12/09), Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível e dirigente nacional do PCdoB, foi homageado, na Assembléia Legislativa de Goiás, com o Título de Cidadão Goiano. A iniciativa é do Deputa

 


Em uma solenidade que reuniu militantes da esquerda de resistência ao regime militar e representantes do setor produtivo, o Deputado Estadual Fábio Tokarski entregou (PCdoB-GO), nesta terça-feira (12/09), às 16 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa, o Título de Cidadão Goiano ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, Haroldo Lima.


 


A sessão foi presidida pela Deputada Isaura Lemos (PDT), ex-comunista e amiga pessoal de Haroldo Lima. Participaram da mesa o Secretário Estadual de Infra-estrutura, René Pompeu de Pina, representando o Governador do Estado de Goiás; o


 


Presidente da Agência Goiana de Regulação, Wanderlino Teixeira de Carvalho; Humberto Peixoto, representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Luiz Pucci, presidente do Sindicato da Revenda de Combustiveis no Estado de Goiás (Sindiposto).
 


Ao discursar da tribuna para justificar a homenagem, Fábio Tokarski resgatou a trajetória política de Haroldo Lima, desde a militância no movimento estudantil, passando pelo período em que viveu na clandestinidade até ser eleito deputado federal pela primeira vez em 1982, conquistando, ao todo,  cinco mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados.


 


“No governo de Lula Haroldo Lima teve seu nome aprovado para a Diretoria-Geral da Agência Nacional do Petróleo. Seu mandato à frente da ANP concide com uma importante conquista anunciada pelo presidente Lula, a auto-suficiência em petróleo do Brasil”, completa Fábio Tokarski, afirmando a importância dessa bandeira para o desenvolvimento econômico do país.



 


O homenageado – Haroldo Lima – demonstrou em seu discurso ser mais goiano do que muitos filhos da terra. Suas palavras ilustraram a beleza dos valores da nossa história a partir dos monumentos históricos da capital e dos expoentes da nossa cultura. Revelou um olhar singular do que expressa o sentimento de goianidade na construção do mundo. Sob aplausos, encerrou seu agradecimento com versos da poetisa Cora Coralina.


 


Vida e história compartilhada



 


Entre o público presente, estava o presidente regional do PCdoB, Aldo Arantes, mais uma vez compartilhou um momento da vida do companheiro Haroldo Lima – carinhosamente chamado por Aldo de irmão de lutas. São 45 anos de história em comum. Ambos foram líderes estudantis, participaram do movimento da Ação Popular (AP) e resistiram bravamente ao regime militar. Foram presos juntos, caíram na clandestinidade e depois, anistiados. Atuaram por vários mandatos no Congresso Nacional e permanecem firmes como dirigentes do PCdoB. Partilham lutas importantes que resultaram na democracia política brasileira permitindo, inclusive, com a marcha da história que, no próximo 1º de outubro, 125 milhões de brasileiros possam votar para Presidente da República e, assim, escolher seus demais representantes.