Sem Fidel, Raúl Castro encerra reunião de cúpula do Noal

Raúl Castro encerrou na madrugada deste domingo (17/9) a 14ª Reunião de Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal), sem a presença do presidente de Cuba, Fidel Castro, que se recupera de uma cirurgia no intestino.

Raúl, que substitui o irmão interinamente no poder desde 31 de julho, encerrou o encontro na qualidade de presidente da reunião, em uma cerimônia de discursos que durou mais de quatro horas além do previsto.



“As iniciativas consideradas e aprovadas confirmam a identidade, razão de ser e vigência do Noal, que nos permitirão dar um passo adiante no que constitui um objetivo e empenho comum: sua revitalização de tal forma que possa desempenhar um papel nas relações internacionais”, afirmou.



No encerramento da reunião, os 56 governantes e delegados de 118 países integrantes do Noal assinaram cinco documentos que estabelecem as bases para a retomada do movimento, criado em 1961 em plena Guerra Fria.



Os documentos foram aprovados por consenso e incluem um respaldo à Bolívia, Venezuela e Cuba em relação aos Estados Unidos, assim como um apoio ao programa nuclear iraniano e condenações a Israel pelas agressões ao Líbano e a ocupação do território palestino.



Novo presidente
Apesar de não comparecer à reunião, Fidel Castro assumiu na sexta-feira a presidência do Noal para o próximo triênio, pela segunda vez desde a criação do movimento.



O presidente de Cuba recebeu na tarde de sábado os presidentes Hugo Chávez e Evo Morales, no local em que se recupera da cirurgia, informou a televisão cubana. Durante o dia, Fidel também recebeu o primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Admad Badawi.